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Educação

Projeto forma 700 educadores e amplia inclusão de autistas em Timóteo

Iniciativa promove capacitação de profissionais em 14 escolas, beneficiando cerca de 7 mil alunos e tornando-se referência em educação inclusiva no Vale do Aço

16/10/2025 às 10:27 por Redação Plox

O município de Timóteo está vivenciando uma transformação na educação especial graças ao Projeto Autismo na Escola, desenvolvido pela Associação Amor Azul com apoio da Fundação Aperam Acesita - Social, via Edital de Projetos de 2024. A iniciativa, que acontece de abril a dezembro deste ano, busca capacitar profissionais da educação para acolher, orientar e lidar com estudantes do Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo uma escola inclusiva e de qualidade.

Aproximadamente 700 professores de Timóteo participam de capacitação do Projeto Autismo na Escola, promovido pela Associação Amor Azul com apoio do Edital de Projetos.

Aproximadamente 700 professores de Timóteo participam de capacitação do Projeto Autismo na Escola, promovido pela Associação Amor Azul com apoio do Edital de Projetos.

Foto: Divulgação


Capacitação de educadores em larga escala

O projeto contempla diretamente 14 escolas da rede pública, envolvendo cerca de 700 professores e assistentes de educação especial, além de impactar aproximadamente 7 mil alunos, entre neurotípicos e atípicos, de até 15 anos de idade.

A iniciativa representa um avanço significativo para a educação inclusiva no município.

Parceria que traz resultados

Segundo France-Jane Araújo Pereira, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, a parceria entre Associação Amor Azul e Fundação Aperam Acesita já apresenta frutos visíveis nas escolas. Ela destaca que houve um aumento na compreensão sobre a importância da inclusão e do cuidado no atendimento às crianças, com melhoras na qualidade das ações e no acolhimento.

Impacto prático no cotidiano escolar

Com mais de 40 anos de experiência na rede municipal, Rosely Miranda, coordenadora do projeto, relata que a proposta foi construída com base nas dificuldades apontadas pelos próprios educadores. O objetivo é fornecer formação adequada para que cada profissional se sinta preparado a lidar com os desafios do dia a dia, contribuindo para avanços reais na qualidade da educação.

Transformação no atendimento aos alunos

Luana Santiago André, assistente de educação especial na Escola Municipal Monteiro Lobato, relata que a participação nas capacitações trouxe mais segurança no atendimento às crianças autistas. Ela, que também atua há 15 anos na Apae de Timóteo, observa que as novas práticas já se refletem em uma melhor interação das crianças nas atividades.

Aproximadamente 700 professores de Timóteo participam de treinamento do Projeto Autismo na Escola, promovido pela Associação Amor Azul com apoio do Edital de Projetos.

Aproximadamente 700 professores de Timóteo participam de treinamento do Projeto Autismo na Escola, promovido pela Associação Amor Azul com apoio do Edital de Projetos.

Foto: Divulgação


Visão das famílias

Lauro Gabriel de Souza, pai de um estudante autista do IMETT, relata avanços significativos no desenvolvimento do filho. Ele reconhece o esforço da escola em criar alternativas e promover adaptações para apoiar o aprendizado.

Valorização e ampliação do projeto

Para Luiz Carlos Ribeiro Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, o projeto ressalta a missão de transformar a sociedade por meio de iniciativas sustentáveis, levando benefícios tangíveis aos educadores e estudantes com TEA. Com novo aporte financeiro, o Autismo na Escola foi ampliado, chegando também à rede privada e criando atividades exclusivas para os alunos.

Essa ampliação demonstra o compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade, estimulando a integração e o fortalecimento das ações dentro do ambiente escolar.

Foco na disseminação do conhecimento e inclusão

Beth Arruda, presidente da Associação Amor Azul, destaca que o projeto busca promover conhecimento sobre autismo e melhorar a convivência escolar. Com a extensão das atividades, a expectativa é alcançar ainda mais crianças e educadores, promovendo uma escola verdadeiramente inclusiva.

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