Jovem foge da polícia e abandona drogas em Caratinga
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
O Governo de Minas Gerais implementou mudanças para simplificar o acesso dos cidadãos aos serviços digitais de trânsito. Nesta quarta-feira (15/10), a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) lançou as Jornadas do Cidadão, iniciativa que reorganizou mais de 200 serviços no Portal de Trânsito de Minas Gerais. O principal objetivo é tornar a navegação mais intuitiva e prática para todos os usuários.
Desenvolvidas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito de Minas Gerais (CET-MG), as Jornadas do Cidadão estruturam os serviços de forma lógica e centrada no usuário. Agora, tanto cidadãos quanto empresas têm acesso facilitado e encontram opções de acordo com suas necessidades e etapas, sem precisar conhecer a estrutura administrativa da CET-MG.
Atualmente, 85% das fases dos serviços de trânsito são realizadas de forma digital, possibilitando que a maior parte das solicitações dos cidadãos seja atendida online, resultando em diminuição de deslocamentos, despesas e tempo de espera.
Foto: Seplag/Divulgação
Todos os serviços passaram por uma revisão completa para garantir informações atualizadas e uma linguagem simples, clara e inclusiva. O novo formato busca atender pessoas com diferentes níveis de escolaridade, familiaridade digital e conhecimento prévio sobre trânsito.
Ao navegar pelo Portal de Trânsito, o usuário encontra mais de 200 serviços organizados nas Jornadas do Cidadão: nove ligadas a veículos, seis a infrações, sete sobre habilitação e cinco que abordam educação para o trânsito.
No primeiro nível, a plataforma apresenta a divisão principal da jornada, indicando o caminho, como “Transferir propriedade de veículo – Comprador”. No segundo nível, opções detalhadas aparecem, segmentando de acordo com condições específicas, por exemplo, “Veículo novo”. Etapas seguintes podem ser acessadas conforme a necessidade do usuário até chegar à página do serviço desejado, como “Veículo não está emplacado” ou “Veículo emplacado”.
Esse método facilita o entendimento do processo, reduz erros no envio de documentos e diminui a necessidade de atendimento presencial para dúvidas básicas.
A utilização de linguagem simples e dividida por etapas proporciona mais inclusão e acessibilidade, ampliando o acesso de diversos perfis de usuários ao Portal de Trânsito de Minas Gerais.
Atualmente, 85% das etapas dos serviços de trânsito são digitais, permitindo que a maioria das demandas dos cidadãos seja resolvida de forma online, reduzindo deslocamentos, custos e o tempo necessário para cada atendimento.
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM
Durante patrulhamento no bairro Santo Antônio, suspeito de 19 anos escapou e deixou sacola com maconha, apreendida pela PM