Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Vacina brasileira contra Covid-19 deve chegar ao SUS em 2026

SpiN-TEC, desenvolvida pela UFMG, promete eficácia e baixo custo; ensaios mostram desempenho igual ou superior à Pfizer bivalente.

17/10/2025 às 17:45 por Redação Plox

A primeira vacina contra a Covid-19 totalmente desenvolvida no Brasil, a SpiN-TEC, tem chegada prevista ao Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. O anúncio foi realizado pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta quinta-feira (16).

primeira vacina produzida no Brasil contra a Covid-19

primeira vacina produzida no Brasil contra a Covid-19

Foto: UFMG


Vacina com tecnologia nacional e investimento robusto

O imunizante é fruto do trabalho do Centro de Tecnologia de Vacinas (CTVacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e recebeu aporte de R$ 140 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, por meio da RedeVírus. Com esses recursos, foram financiadas etapas que incluem desde os testes pré-clínicos até os ensaios clínicos de fase 3, atualmente em andamento.

Busca por aprovação regulatória

O próximo passo será a submissão do imunizante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para validação. Segundo a ministra Luciana Santos, trata-se de um marco para a ciência brasileira, com produção e envase realizados no país.

Diferenciais e resultados dos testes

Segundo informações do governo federal, a SpiN-TEC se destaca pela segurança, eficácia e custo reduzido em comparação com as vacinas atualmente disponíveis. Outro ponto relevante é que oferece proteção ampliada contra diversas variantes do coronavírus. Sua armazenagem em temperaturas de geladeira comum diminui custos logísticos e facilita a distribuição junto à rede pública de saúde.

Em estudos clínicos conduzidos em Belo Horizonte, metade dos voluntários recebeu a vacina SpiN-TEC e a outra metade, a Pfizer bivalente. Os resultados apontaram desempenho semelhante ou superior do imunizante brasileiro, sem registro de efeitos adversos significativos.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Gelatina ajuda a emagrecer? Entenda o que ela provoca no organismo

Atriz e influenciadora divulga estratégia inusitada envolvendo pepino e gelatina diet; especialistas avaliam a eficácia do método.

SAúDE

Saiba quais suplementos e vitaminas não podem ser tomados juntos

No entanto, especialistas alertam que o uso indiscriminado ou a combinação inadequada desses produtos pode gerar complicações ao organismo, muitas vezes desconhecidas pelos usuários.

Timóteo promove campanha de vacinação antirrábica com dois Dias D em setembro
SAúDE

Timóteo promove campanha de vacinação antirrábica com dois Dias D em setembro

Meta é imunizar mais de 8 mil cães e gatos; vacinação ocorre em diversos pontos da cidade nos dias 20 e 27

leitos de uti
SAúDE

Senado aprova que empresas contratem leitos privados para o SUS

Empresas contratantes serão beneficiadas com isenções no IR

para você
Comércio e indústria reagem contra recuo de Zema sobre ICMS de importados
ECONOMIA

Comércio e indústria reagem contra recuo de Zema sobre ICMS de importados

Governador de Minas volta atrás no aumento do imposto no mesmo dia em que a nova alíquota entraria em vigor; entidades empresariais criticam decisão

cruzeiro-x-goias.jpg
ESPORTES

Na estreia de Abel, Cruzeiro é novamente derrotado no Brasileiro

Motociclista morre após ser atropelada por caminhão em Ipatinga
POLíCIA

Motociclista morre após ser atropelada por caminhão em Ipatinga

Jovem foi parar debaixo do veículo pesado na rotatória do bairro Caravelas; equipes de resgate e perícia estiveram no local

 Foto: Reprodução
POLíCIA

Advogada Irmã de Ministro do STF é agredida em São Paulo

Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que um homem ataca Caroline Zanin e seus cachorros em Perdizes, Zona Oeste da cidade.