Santana do Paraíso renova parceria com APAE e aumenta repasse em 25%

Segundo a Prefeitura de Santana do Paraíso, este é o maior valor que o município já repassou para a APAE

Por Plox

01/05/2021 08h27 - Atualizado há quase 3 anos

Nessa Sexta-feira (30), Bruno Morato, prefeito de Santana do Paraíso, no Vale do Aço, em Minas Gerais, na companhia da secretária municipal de Educação, Janice Alves da Silva, assinou um Termo de Colaboração com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ipatinga, no valor de R$ 461 mil.

Segundo a Prefeitura de Santana do Paraíso, este é o maior valor que o município já repassou para a APAE, com aumento de 25% de um repasse que estava congelado desde 2014.

Bruno Morato, prefeito do município, assinou Termo de Colaboração com a APAE nessa sexta-feira (30/04). Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso

 

Conforme os dados divulgados pela Prefeitura, atualmente, mais de 50 famílias de Santana do Paraíso são atendidas pela APAE e o transporte é custeado pelo Executivo Municipal.
“A assinatura desse Termo de Colaboração reforça nosso compromisso com os portadores de necessidades especiais em Santana do Paraíso. Recentemente, o município aprovou uma lei que estabelece a política de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde já desenvolve um programa especial de atendimento a esse público, chamado Olhar no Autismo”, disse Bruno Morato.

 

Santana do Paraíso entrega Kits de Alimentação Escolar às famílias

A Prefeitura de Santana do Paraíso entregou 2.442 Kits de Alimentação Escolar para os alunos matriculados na rede pública municipal. Os mantimentos foram adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com complementação de recursos do município. Os kits foram entregues aos alunos das Escolas Municipais do Ensino Fundamental, CEMEIs (Centro Municipais de Educação Infantil) e EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Foto: divulgação/ Prefeitura de Santana do Paraíso


Na zona urbana, os responsáveis pelos alunos pegaram o kit alimentação nas escolas. Nas áreas rurais, os mantimentos foram entregues pela Prefeitura nas casas. Além dos alimentos, os estudantes das Escolas Municipais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e da EJA também receberam a Avaliação Diagnóstica, que é aplicada pelo Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave), integrado à Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG). 
Com a entrega dos kits alimentação, Santana do Paraíso mantém-se em conformidade com a modificação realizada na Lei nº 11.947/2009, de 7 de abril de 2020, que autoriza os entes federativos, durante o período de suspensão das aulas presenciais, a distribuir os gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE a estudantes ou responsáveis. É o caso de Santana do Paraíso, que, por enquanto, está adotando o ensino remoto, em razão da pandemia da Covid-19. 
A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Manuela Mendonça Castro Souza, destaca a importância dessa entrega às famílias dos estudantes. “Com esses kits, vamos contribuir para a segurança alimentar das crianças. Assim como elas recebem alimentação balanceada dentro das escolas, o intuito é garantir que, em casa, elas não fiquem em situação de vulnerabilidade”, pontua a nutricionista. 
 

Destaques