Fabriciano inicia entrega das guias de IPTU 2022 nos endereços dos contribuintes

Primeira parcela ou cota única do imposto pode ser paga até o dia 8 de julho

Por Plox

01/06/2022 15h53 - Atualizado há quase 2 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Financeira e Orçamentária, iniciou o envio das Guias de Pagamento do IPTU 2022 para a residência dos contribuintes. A entrega é realizada pelos Correios no endereço constante no Cadastro Imobiliário do município.

A primeira parcela do tributo ou cota única (com desconto de 20% e direito à participação no sorteio da campanha IPTU Premiado 2022) pode ser paga até o dia 8 de julho.

As guias também estão disponíveis para consulta e impressão no site www.fabriciano.mg.gov.br. Para acessar, basta clicar no ícone CIDADÃO na lateral esquerda do site e escolher a opção TRIBUTOS / IPTU ONLINE. Feito isso, é necessário informar CPF ou CNPJ do proprietário e a INSCRIÇÃO CADASTRAL do imóvel. Quem já efetuou o pagamento com antecedência pode desconsiderar a guia entregue pelos Correios. 

As guias podem ser quitadas em casas lotéricas e bancos credenciados: Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Santander, Bradesco e Sicoob/Cosmipa. 

Em Fabriciano, o contribuinte também tem a opção de pagar o tributo integralmente sem desconto, até o dia 26 de agosto e ainda participar do sorteio dos prêmios. Há ainda alternativa de parcelar em até seis vezes, de julho a dezembro de 2022, com vencimento até o dia 8 de cada mês, mas não dá direito ao desconto e participação do sorteio de prêmios. 

SORTEIO DE PRÊMIOS

O sorteio do IPTU Premiado 2022 está previsto para o dia 26 de agosto on-line com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Prefeitura. Antes desta data, o contribuinte deve apresentar o comprovante de pagamento do imposto à vista e retirar o seu cupom para o sorteio junto ao setor de arrecadação da Prefeitura. Serão 9 prêmios, incluindo um carro 0 km. 

A arrecadação com IPTU gera a receita para investir em políticas públicas voltadas para a Saúde, Educação, Limpeza Pública, Obras, Assistência Social em benefício da comunidade. 

APOSENTADO E PENSIONISTA

Aposentados e pensionistas com renda familiar abaixo de R$ 1.917,50 são isentos do imposto sobre o imóvel onde reside e seja o dono do mesmo. Quem recebe acima deste valor, o desconto é de 50% sobre o tributo. Para ter direito aos benefícios, o contribuinte precisa apresentar os documentos pessoais e do imóvel que comprove a propriedade. As cópias (arquivo em formato PDF) devem ser encaminhadas por e-mail: [email protected]

Um formulário eletrônico para requerer o benefício também está disponível no site www.fabriciano.mg.gov.br. Em caso de dúvida, o contribuinte deve procurar o setor de arrecadação da Prefeitura. 

Destaques