Júri do caso Henry Borel chega ao 7º dia e vira o mais longo do RJ desde 2008

Julgamento de Jairinho e Monique Medeiros ocorre no 2º Tribunal do Júri da Capital, no Centro do Rio, e teve duração ampliada por depoimentos e incidentes processuais.

01/06/2026 às 07:32 por Redação Plox

O júri popular que julga o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Jairinho, e Monique Medeiros pela morte do menino Henry Borel entrou neste domingo (31) no 7º dia consecutivo e já é o mais longo registrado no Estado do Rio de Janeiro desde a mudança nas regras do Tribunal do Júri, em 2008. A sessão ocorre no 2º Tribunal do Júri da Capital, no Centro do Rio, sob condução da juíza Elizabeth Machado Louro. As informações são da Agência Brasil e do G1.

Até então, a referência recente de julgamento mais extenso era o caso Flordelis, encerrado após sete dias em novembro de 2022, quando a ex-deputada federal foi condenada a 50 anos e 28 dias de prisão pela morte do pastor Anderson do Carmo, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio


Justiça volta a julgar o caso Henry Borel; mãe e padrasto respondem por tortura e homicídio qualificado.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


Por que o julgamento se estendeu

A expectativa no entorno do plenário é de que o julgamento ainda avance por vários dias. Entre os fatores que têm ampliado a duração estão o grande número de depoimentos previstos, a participação de peritos, profissionais de saúde, investigadores e familiares, além de incidentes processuais e pedidos das defesas discutidos durante as sessões.

No domingo (31), o julgamento chegou ao 7º dia sem que toda a fase de testemunhas fosse concluída. Ainda restam depoimentos indicados pela defesa, além dos interrogatórios dos réus e, posteriormente, os debates finais entre acusação e defesas, antes da votação do Conselho de Sentença.

Testemunhas e próximos passos no plenário

Até o 7º dia, ao menos 17 testemunhas já tinham sido ouvidas. Entre elas, conforme noticiado pela Agência Brasil, esteve o engenheiro Bryan Medeiros da Costa Silva, irmão de Monique e apontado como principal testemunha de defesa dela.

Encerrada essa etapa, serão realizados os interrogatórios de Monique e Jairinho. Na sequência, acusação e defesas apresentam suas sustentações finais e, somente depois, os jurados respondem aos quesitos que definem eventual absolvição ou condenação.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a