Avião da FAB decola nesta quarta-feira para repatriar brasileiros no Líbano

Primeiro voo deve trazer de volta 220 brasileiros devido à escalada de violência no Oriente Médio

Por Plox

01/10/2024 15h37 - Atualizado há 9 dias

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) partirá nesta quarta-feira (2) da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino ao Líbano para repatriar brasileiros afetados pela intensificação dos conflitos no país. A operação foi autorizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Foto: © FAB/Divulgação

A chamada Operação Raízes do Cedro contará com uma aeronave KC-30 da FAB, que tem a previsão inicial de resgatar 220 brasileiros a partir do Aeroporto de Beirute, capital libanesa. O voo fará uma escala de reabastecimento em Lisboa, tanto na ida quanto na volta. Ainda não há confirmação de outros voos, mas a expectativa é de que sejam realizados nos próximos dias.

O Líbano abriga atualmente a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, somando cerca de 21 mil pessoas. Na semana anterior, bombardeios em território libanês causaram a morte de dois adolescentes brasileiros.

De acordo com informações da FAB, a equipe de voo contará com tripulantes operacionais e também com militares especializados na área da saúde, incluindo médico, enfermeiro e psicólogo, prontos para oferecer assistência durante toda a missão.

Destaques