Ipatinga

educação

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Conselho Municipal de Educação cria comissão para retorno das aulas em BH

    Grupo pretende entregar documento sobre retomada das atividades presenciais, mas reabertura das escolas segue sem previsão

    Por Plox

    01/12/2020 13h01 - Atualizado há 11 meses

    Apesar de ainda não haver previsão de retorno das aulas, a prefeitura de Belo Horizonte deu mais um passo nessa direção, ou no planejamento para que o objetivo se concretize. No último sábado (28), foi publicada no Diário Oficial a criação de comissão especial que irá tratar sobre a retomada das aulas presenciais no sistema municipal de ensino da capital. A decisão é do Conselho Municipal de Educação.
    A missão dos membros é elaborar um documento com orientações que irão ajudar na formulação das normas para retomada das atividades escolares. As escolas em Belo Horizonte estão fechadas desde março. Cerca de 56 haviam conseguido autorização de funcionamento por meio de decisão judicial, o que foi rapidamente revertido também por medida na Justiça em outubro, poucos dias depois das instituições de ensino terem reaberto. As escolas, portanto, seguem fechadas.

    Crédito: Freepik

    Algumas unidades de ensino infantil, no entanto, estão conseguindo alterar sua autorização de funcionamento para realização de atividades extracurriculares, e a partir dessa brecha acabam tendo liberação para seguir recebendo os alunos presencialmente.

    Apesar da criação da comissão ter sido oficializada agora, as reuniões já acontecem desde outubro. O documento com as recomendações para retorno das aulas deve ser publicado na primeira quinzena de dezembro. No entanto, a decisão final sobre a reabertura das salas de aula é de responsabilidade do prefeito Alexandre Kalil (PSD), ladeado pelos membros do comitê de enfrentamento à Covid-19, entre eles infectologistas.

    O documento elaborado pelos integrantes da comissão do Conselho Municipal de Educação irá detalhar, entre outros pontos, questões sobre o calendário escolar, organização curricular, aspectos pedagógicos e também sobre cumprimento dos protocolos sanitários.
    A comissão é formada por funcionários da Secretaria Municipal de Educação, professores da rede municipal e representantes de pais e alunos, além de especialistas em educação, membros da Rede Parceira de Educação Infantil e representantes dos sindicatos de funcionários e de donos de escolas particulares.
    Duas semanas atrás, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já havia publicado uma outra portaria orientando as escolas municipais a também formar comissões. O intuito é que elas debatam sobre adaptações necessárias nas instituições e informem pais e alunos a respeito dessas mudanças. Cada comissão deverá contar com o diretor ou vice-diretor da unidade, o coordenador pedagógico geral, um representante dos servidores municipais de cada turno, representantes voluntários dos responsáveis pelos alunos e um representante do Programa Saúde na Escola (PSE), a ser indicado pelas Diretorias Regionais de Saúde.

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/conselho-municipal-de-educacao-cria-comissao-para-retorno-das-aulas-1.2419641
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]