Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Em plena Quarta-Feira de Cinzas, foliões já têm planos para o ‘2º carnaval’ do ano

    Em plena Quarta-Feira de Cinzas, foliões já têm planos para o ‘2º carnaval’ do ano

    Por Plox

    02/03/2022 13h04 - Atualizado há 6 meses

    RIO — Todo carnaval tem seu fim, mas o da temporada carioca de 2022 ainda vai render. Ontem, antes mesmo das 8h, centenas de foliões curtiam a terça-feira gorda em torno de um dos blocos improvisados que deram o tom das ruas nos últimos dias. Na massa concentrada entre a Pira Olímpica e o Espaço Cultural da Marinha, no Centro, misturavam-se a turma que virou a noite e os mais sóbrios, ainda “iniciando os trabalhos”. À noite, mais de dois mil seguiam empolgados pela Rua Camerino, perto do Porto. A poucas horas da Quarta-Feira de Cinzas, ninguém ali parecia encarar o momento como uma despedida do carnaval mais inusitado dos últimos tempos.

     

    Bloco de embalo. Festejos de rua na base do improviso deram o tom do carnaval em fevereiro: para tirar o atraso, muita gente faz planos de seguir comemorando até abril

    A volta da Sapucaí

     

    A purpurina ainda nem saiu do corpo e já tem evento na agenda. No que depender da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), a Sapucaí abre seus portões para o público em menos de duas semanas. Os ensaios técnicos estão previstos para os dias 13, 20 e 27 de março e 3 e 10 de abril. Nas três primeiras datas, o Sambódromo receberia três escolas do Grupo Especial por dia. Duas agremiações realizariam ensaios no dia 3 de abril, e, no dia 10, a Viradouro, campeã do último carnaval, encerraria a bateria de preparativos com os testes de som e de luz.

    — Para a gente, a data já está afinada, mas ainda aguardamos a confirmação por parte do prefeito Eduardo Paes. Na semana passada, ele me disse que esperava o posicionamento do secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz — afirma o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro.

    Diante de mais uma onda da Covid-19 no fim do ano passado, a prefeitura decidiu adiar os desfiles das escolas de samba para 20, 21 (Série Ouro), 22 e 23 de abril (Grupo Especial). A noite das campeãs cairá no dia 30.

    Questionada, a Riotur disse que os ensaios ainda não têm datas confirmadas e que aguarda o posicionamento da Secretaria de Saúde e do comitê científico. Apesar da indefinição, Perlingeiro segue com o planejamento. Segundo ele, os ensaios técnicos devem acontecer com a presença de público e com a exigência de comprovante de vacinação:

    — Ensaio sem público não tem graça. É uma oportunidade para as pessoas verem as escolas de maneira gratuita. Provavelmente, vamos ter que pedir o “passaporte da vacina” na entrada, como vamos fazer nos desfiles em abril.

    Pelo cronograma da prefeitura, não haverá desfiles oficiais de blocos, assim como não houve no carnaval previsto no calendário. No entanto, o que se viu nas ruas nos últimos dias foi a folia de improviso de uma turma que não suportava mais os dois anos de jejum momesco. Ontem, com termômetros na casa dos 30 graus às 9h, os foliões seguiam livres, leves e soltos pelo centro do Rio. Para Camila Vibors, de 33 anos, o carnaval de fevereiro foi apenas um aquecimento para o que ainda está por vir.

    — O nosso carnaval nunca foi o dos desfiles, sempre foi algo mais da rua e alternativo. Para mim, esse feriado foi uma prévia do que ainda vai rolar em abril. Acredito que, mesmo que não permitam os blocos de rua, a população vai dar um jeito de se reunir que nem fizemos agora — prevê.

    ‘segundo carnaval’

    Enquanto acompanhava o bloco desfilar em direção à Praça Quinze e depois para a Avenida Marechal Câmara, o americano Jordan Burchette conversava com seus amigos brasileiros, o casal Luiz Salles e Renata Valois. Jordan e Luiz usavam camisetas com a mesma frase: “Nos Estados Unidos não têm isso.”

    Luiz diz esperar que os cortejos de rua voltem a ocorrer em abril, como um “segundo carnaval”.

    — O brasileiro não vai querer parar por aqui depois de ter ficado o ano passado sem festa. Ainda temos abril, quando vão rolar os desfiles na Sapucaí e, com certeza, isso vai se estender para os blocos de rua — aposta o folião, apoiado pela namorada.

    *Estagiários sob supervisão de Carolina Heringer

     

    Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/em-plena-quarta-feira-de-cinzas-folioes-ja-tem-planos-para-2-carnaval-do-ano-25415226.html
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]