Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ação educativa nas escolas ajuda a combater casos de diarreia no município

    Recursos de teatro e música foram utilizados para passar a mensagem às crianças

    Por Plox

    02/04/2019 21h41 - Atualizado há mais de 3 anos

     

    Uma ação preventiva contra a diarreia infantil foi desenvolvida na manhã desta terça-feira (2), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do bairro Caravelas. A atividade foi realizada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, após o registro de casos de crianças que apresentaram os sintomas do distúrbio gastrointestinal nos últimos dias.

    Divulgação

    Com uma linguagem bem didática, sendo utilizados recursos de teatro e música, a mensagem sobre as formas de prevenção da diarreia foi repassada a 216 crianças de um a cinco anos de idade. Após as atividades, cada uma delas levou para casa um folheto explicativo sobre as causas, sintomas e formas de tratamento da doença.

     

    Amanda Cristina Lima, gerente da Vigilância Epidemiológica, espera que a disseminação da informação diminua o número de casos registrados, já que diarreia pode levar a desidratação. “Entendemos que a escola é a principal porta de entrada para que consigamos multiplicar as informações. A Secretaria de Saúde ainda pretende ampliar a ação a outras creches e escolas, porque esta parceria tende a produzir um resultado mais eficaz para se evitar a diarreia”, disse.

     

    A diretora do CMEI, Janice Alves da Silva, contou que alguns alunos apresentavam sintomas de diarreia e que por isso contatou o setor de epidemiologia, relatando a situação. “Depois disso, fiz contato com as famílias das crianças, e o Departamento de Vigilância Epidemiológica se propôs a fazer um trabalho de conscientização e prevenção com os pais em combate à doença. Eu penso que os pais devem contribuir conosco no sentido de orientar, porque entendemos que a escola é uma extensão do seio familiar, no sentido de cuidar, educar e garantir uma vida saudável”, acrescentou Janice.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]