Por Plox
02/04/2019 13h51 - Atualizado há mais de 3 anosDuas pessoas ficaram feridas após um avião bimotor fazer um pouso forçado próximo à diversos prédios residenciais, na cidade de Campinas (SP). O acidente aconteceu na madrugada desta terça-feira, 2 de abril, no Jardim Bassoli. No momento do acidente, cinco pessoas ocupavam a aeronave, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros. As duas vítimas feridas foram levadas para hospitais.
O bimotor Embraer 121A1 Xingu 2, havia decolado às 23h do aeroporto de Sorocaba (SP) e iria para Palmas, capital do Tocantins, quando, durante o trajeto, acabou fazendo o pouso de emergência. Após o acidente, o Corpo de Bombeiros isolou o local.
De acordo com informações do G1, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa), da Aeronáutica, enviou uma equipe aproximadamente às 8h50, para analisar o que ocasionou o acidente. O piloto acompanhou as avaliações do Cenipa.
O órgão informou, através de um comunicado, que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) atuam no local, fotografando, analisando as peças retiradas do bimotor, e ouvindo possíveis testemunhas do momento do incidente. Ainda segundo a nota, "a investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.
A Aeronáutica não confirmou se o piloto chegou a entrar em contato com controladores de voo no aeroporto de Viracopos, que fica a poucos quilômetros do local do acidente. A Agência da Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o bimotor estava com a documentação regular. O avião, produzido em 1982 pela Embraer, é de uma empresa de táxi aéreo de Sorocaba.
Moradores assustados
O ocorrido assustou moradores da região, que acordaram em meio aos barulhos do pouso da aeronave, além da sirene do Corpo de Bombeiros. Segundo relatos, o bimotor deixou um rastro quando se arrastou durante o pouso forçado, além de ter derramado combustível na pista.
Houve muita movimentação de ambulâncias e viaturas dos bombeiros durante os trabalhos, conforme vídeos filmados pelos moradores.
Representantes do Cenipa, da Aeronáutica, avaliam incidente com bimotor em Campinas — Foto: reprodução TV Globo