Ipatinga

economia

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Maior siderúrgica japonesa agora é Nippon Steel Corporation

    Uma das principais acionistas da Usiminas muda de nome a partir de abril. O grupo global, terceiro maior produtor de aço do mundo, também está sob nova direção

    Por Plox

    02/04/2019 23h30 - Atualizado há mais de 2 anos

    A partir de abril, a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC), incluindo suas subsidiárias consolidadas, muda seu nome comercial para Nippon Steel Corporation. No Brasil, a Nippon Steel & Sumitomo Metal Empreendimentos Siderúrgicos passa a se chamar Nippon Steel América do Sul.

     

    O anúncio oficial foi feito em Tóquio, no Japão, em maio de 2018. A troca de nome comercial corrobora ainda mais a participação da multinacional no mercado mundial do aço e seus derivados.

    Eiji Hashimoto  Diretor Representativo e Presidente  Nippon Steel Corporation

    Eiji Hashimoto

    Diretor Representativo e Presidente

    Nippon Steel Corporation

     

    A empresa, que já havia registrado crescimento com a fusão entre a Nippon Steel e a Sumitomo Metal, continuou em alta com a consolidação da Nisshin e da Sanyo, outras duas siderúrgicas nipônicas. “Escolhemos um nome mais abrangente e fácil de explicar que nossa empresa é japonesa (Nippon = Japão); visando também o crescimento contínuo e global”, explica o presidente da Nippon Steel no Brasil, Yuichi Akiyama, também responsável pelo projeto Usiminas.

     

    LEGADO - A chegada da Nippon Steel ao Brasil e ao estado de Minas Gerais, em particular, evento histórico para o Japão e a empresa, é um legado de mais de 60 anos. Atualmente, as indústrias nipônicas estão entre os maiores investidores do país.

     

    MERCADO - A multinacional busca tornar-se a melhor fabricante de aço do mundo e, com as melhores capacidades de produção, alcançar a excelência nos resultados. Opera atualmente 13 fábricas no Japão e desenvolve vários negócios de aço em mais de 21 países. A Nippon Steel enfatiza três áreas de negócio como estratégicas: (1) produtos de aço automotivo de alta qualidade; (2) recursos e energia; (3) engenharia civil, construção e ferrovias. Também opera em quatro segmentos: aço, engenharia, produtos químicos / novos materiais e soluções de sistemas.

     

    NOVA DIREÇÃO - Além dessa mudança, a multinacional passa a contar com novos diretores em abril.

     

    Após dois anos na função de diretor para as Américas da Nippon Steel Sumitomo Metal Corporation no Brasil, Kazuhiro Egawa retorna ao Japão, onde assume como CEO da Kurosaki Harima Corporation.

     

    Yoshiaki Shimada, ex-diretor executivo da unidade de Produtos Planos da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, em Tóquio, assume o cargo. Shimada iniciou as atividades na multinacional em abril de 1986.

     

    Em continuidade à linha sucessória, Yuichi Akiyama, indicado em agosto de 2018, é o presidente da Nippon Steel no Brasil nos próximos anos. Akiyama também é  responsável pelo projeto Usiminas. Iniciou a carreira na companhia em abril de 1991. Em outubro de 2000 foi nomeado diretor da Nippon Steel Empreendimentos Siderúrgicos Ltda no Brasil. Em 2015 esteve à frente da gerência geral de desenvolvimento de negócios globais

     

     

     

     

     

    Veja a carta do novo presidente Eiji Hashimoto

     

     

     Em 1º de abril de 2019, nós começamos um novo capítulo como “Nippon Steel Corporation”.

     

    Desde outubro de 2012, quando a antiga Nippon Steel e a antiga Sumitomo Metal Industries fundiram-se para criar a Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation, promovemos um agressivo desenvolvimento do nosso negócio e implementamos a reestruturação no Japão e no exterior. Recentemente, fizemos da Nippon Steel Nisshin, uma subsidiária integral. A Sanyo Special Steel também entrou para o grupo Nippon, com a aquisição do Ovako, da Suécia. Nós agora estamos engajados, juntamente com a ArcelorMittal, no processo de aquisição da Essar Steel, uma siderúrgica integrada na Índia. Nesse momento importante, nos renomeamos como “Nippon Steel Corporation”, incorporando o DNA de diversas outras organizações, para ir adiante e crescer no mercado mundial como uma siderúrgica global com origem no Japão.

     

    Nós devemos abordar apropriadamente megatendências sociais e industriais. Isso inclui nossa responsabilidade em mudanças estruturais na sociedade e indústrias, como o rápido progresso em tecnologias de informação avançadas, e eletrificação de automóveis e veículos autônomos. Ainda, devemos dar nossa contribuição em atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goals - SDGs) ou, mais especificamente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa, a formação de uma sociedade voltada à reciclagem e outras medidas destinadas a formar uma sociedade sustentável. Mesmo no meio de uma mudança no ambiente, o aço permanece como um material básico, com propriedades excepcionais que não pode ser substituído por materiais alternativos, e que continuará a ser usado amplamente pela sociedade, especialmente com o contínuo crescimento da economia mundial.

     

    Enquanto isso, o equilíbrio entre oferta e demanda por aço é drasticamente afetado por um declínio de longo tempo no Japão, devido a uma população que está diminuindo e ao crescimento de uma tendência global de favorecimento dos produtos de aço “domésticos” e promoção do protecionismo. Todos nós devemos lidar com essa mudança estrutural. Nós, na Nippon Steel Corporation, dedicamo-nos novamente a ser a melhor siderúrgica com capacidade de ser um líder mundial, aumentando a competitividade e atingindo valor corporativo através da busca incansável por três elementos: inovação tecnológica, redução de custo e alcance global. Deixe-me explicar os quatro temas prioritários que estamos trabalhando no momento.

     

    O primeiro é tomar todas as medidas possíveis na siderurgia relativas à segurança, meio-ambiente, prevenção de desastres, qualidade e compliance. Eu acredito que a confiança recebida da sociedade é a base para a existência de uma companhia e um pré-requisito para o crescimento sustentável. Cada um de nós na Nippon Steel Group se compromete firmemente a cumprir esse pacote de regras.

     

    O segundo tema é a reconstrução e o reforço da nossa base de lucro. Reconstruir nossa “força em fabricação” é crucialmente importante. Alguns dos nossos espaços de fabricação possuem problemas operacionais e de equipamento, que levam a um aumento de custo e a uma queda na produção, e não têm atingido completamente as expectativas dos nossos consumidores. Nós devemos, portanto, recuperar uma produção estável o mais rápido possível: estabelecendo uma base de fabricação sólida, incluindo renovação de instalações chave; executando medidas práticas quanto a hardware e software, incluindo medidas de prevenção de problemas operacionais; e implementando firmemente iniciativas que elevem as capacidades administrativas na linha de gerenciamento, fortalecendo treinamento e desenvolvimento nos locais de trabalho.

     

    Em seguida vem o aprimoramento de nossa “força em vendas e marketing”. O que eu quero dizer com isso é a habilidade de fazer o valor dos nossos produtos e serviços ser merecido e apreciado por nossos clientes, permitindo assim que asseguremos margens adequadas para sustentar nosso negócio. Nosso valor deve incluir fornecimento estável em um ambiente cada vez mais difícil para a compra de material, assim como fazer propostas que ajudem nossos consumidores a adicionar valor e melhorar a produtividade. A indústria do aço tem um papel crítico na cadeia de fornecimento industrial e, a menos que alcance uma margem suficiente que permita uma produção em um nível altamente satisfatório, nós podemos não conseguir manter esse papel. Vamos, então, continuar os esforços para garantir essas margens.

     

    A terceira prioridade é expandir o lucro em negócios no exterior. Enquanto a demanda global por aço continua crescendo, especialmente em países emergentes, a tendência de favorecimento por produtos domésticos e o protecionismo deve ser antecipado. Contra esse cenário, nós iremos nos concentrar em injetar recursos administrativos em mercados com alto potencial de crescimento de demanda e em áreas onde nós possamos usar nossa força tecnológica e de produto. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos em expandir o poder de ganho dos nossos negócios no exterior, por meio do crescimento de nossa presença, assim como da nossa contribuição com a mudança dos países anfitriões para a autossuficiência.

     

    A quarta e última prioridade é promover a transformação do negócio, padronização e reformas no estilo de trabalho. Nosso objetivo é estabelecer um ambiente de trabalho no qual possamos fazer o nosso melhor, em parte ao adotar fortemente ferramentas avanças de TI. Isso deve fazer com que nos tornemos mais produtivos e mais competitivos, melhorando nosso lucro.

     

    Irei honrar as expectativas de todos os acionistas e estou absolutamente comprometido em assumir a liderança e entregar meus máximos esforços para que a Nippon Steel Corporation, vigorosa e totalmente integrada, promova o crescimento através de alianças fortes e geração de sinergia, conquistando a confiança e a credibilidade da sociedade como uma siderúrgica originária do Japão, aumentando seu valor corporativo e expandindo o poder de nossa marca. Permita-me solicitar o seu suporte e cooperação em nossa jornada para nos posicionarmos segura e firmemente como a melhor siderúrgica com capacidades de liderança mundial, por meio de tomadas de decisão rápidas, firmes e execução consistente.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]