Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Novos vereadores mirins de Ipatinga são diplomados

Ao todo, 128 alunos de escolas públicas e privadas receberam o diploma, entre eleitos e suplentes

02/06/2022 às 10:59 por Redação Plox

Na noite desta terça-feira (31), a Câmara Municipal de Ipatinga realizou a diplomação dos novos vereadores mirins. A cerimônia foi realizada no clube Ipaminas e contou com grande presença de estudantes, parentes, amigos e profissionais de educação.

O evento contou também com a presença de vereadores, do vice-prefeito Allex Imóveis e de demais autoridades locais.

Ao todo, 128 alunos de escolas públicas e privadas receberam o diploma, entre eleitos e suplentes.  A solenidade de diplomação antecede a posse e garante aos jovens parlamentares a confirmação da lisura da eleição.

“Neste ano, o mandato vai ser de sete meses, de junho a dezembro. Depois da diplomação, é feita a posse, na primeira reunião da Câmara Mirim, no mês de junho”, explica a servidora pública Marli Teixeira, coordenadora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara de Ipatinga responsável pelo programa educacional.  

A coordenadora afirma ainda que, em razão da interrupção provocada pela pandemia da Covid-19, o formato da Câmara Mirim sofreu alterações.

“A posse irá contar com 33 vereadores eleitos, todos do 9º ano do Ensino Fundamental. Já no ano que vem, serão empossados mais 33 alunos, dessa vez do 8º ano. Fica sendo, portanto, um representante por escola, em cada mandato.”

Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Ipatinga relembrou um pouco a trajetória do Projeto Câmara Mirim. “Em 2007, há exatos 15 anos, as escolas do município elegiam pela primeira vez os estudantes de um projeto pioneiro em nossa cidade, a Câmara Mirim de Ipatinga”, disse o vereador Toninho Felipe (Cidadania).

Foto: Divulgação CMI

 

Para Toninho, ser vereador em Ipatinga, é ocupar a cadeira de um dos parlamentos mais importantes do Estado de Minas Gerais. “Afirmo que a Câmara Municipal de Ipatinga está recebendo vocês com grande alegria e disposição para auxiliá-los no que for preciso, sabendo que esta caminhada que estão prestes a fazer será de grande proveito para suas vidas.”

A vereadora Cecília Ferramenta (PT), presidente da Escola do Legislativo, participou ativamente de todo processo eleitoral, mas não pôde comparecer na cerimônia em razão de um imprevisto de saúde. Em mensagem enviada aos novos vereadores, Cecília destacou o pioneirismo da Câmara Mirim, que visa, segundo ela, “contribuir para o despertar e o pleno exercício da cidadania dos nossos jovens.”

“Vocês, estudantes, que hoje estão sendo diplomados como vereadores mirins, têm uma grande responsabilidade, não só com as suas escolas, com os seus colegas e com as suas famílias, mas, principalmente, com a nossa cidade.”

A parlamentar ressaltou ainda que os jovens terão uma oportunidade exercer a política “como uma expressão concreta do exercício da cidadania e da democracia, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação.”

Aluna da Escola Municipal Padre Bertollo, Luiza Almeida disse estar muito feliz por ser eleita e afirmou que irá honrar cada voto que obteve.

“Estou muito feliz e ansiosa para começar essa nova etapa em minha vida. Quero honrar cada pessoa que confiou em mim e irei trabalhar para cumprir com minhas promessas.”

Compartilhar a notícia

Veja também
Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk
POLíTICA

Defendendo Alexandre de Moraes, Lula dá indireta a Elon Musk

Em evento com prefeitos, o presidente enfatiza a importância do combate ao desmatamento e indireta a Musk sugere foco na Amazônia ao invés de exploração espacial

 Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
POLíTICA

TSE redefine órgãos fiscalizadores do processo eleitoral brasileiro

"Forças Armadas e STF excluídos da lista de entidades; novas medidas anunciadas para as eleições de 2024

Sites Hackeados
POLíTICA

Sites de estados do Nordeste são invadidos por hackers com mensagens de ódio

Os casos mais graves ocorreram no Ceará e em Alagoas

Virginia confunde microfone com canudo em depoimento na CPI das Bets
POLíTICA

Virginia confunde microfone com canudo em depoimento na CPI das Bets

Influenciadora protagoniza momento inusitado durante esclarecimentos no Senado sobre apostas esportivas

para você
Bombeiro relata emoção: ‘Foi salvamento da minha vida’ ao resgatar mulher no mar do RJ
GERAL

Bombeiro relata emoção: ‘Foi salvamento da minha vida’ ao resgatar mulher no mar do RJ

Militar do Corpo de Bombeiros do RJ enfrentou o mar com apenas uma boia para salvar mulher arrastada por onda após subir em pedra com o filho

Senado aprova crédito consignado para trabalhadores do setor privado
ECONOMIA

Senado aprova crédito consignado para trabalhadores do setor privado

Nova linha de empréstimo inclui também MEIs, domésticos, motoristas de aplicativo e rurais, com regras específicas para cada categoria

‘Na Ponta do Lápis’: nova ação do governo quer levar educação financeira às escolas
EDUCAçãO

‘Na Ponta do Lápis’: nova ação do governo quer levar educação financeira às escolas

Iniciativa do Ministério da Educação visa preparar estudantes da rede básica para lidar com finanças, tributos e seguros

Brasil
ESPORTES

Brasil decide no sábado Copa América feminina

As brasileiras superaram as paraguaias por 2 a 0 na semifinal