Como noticiado em primeira mão pela Plox, o município de Ipatinga registrou o primeiro óbito por dengue em 2023. A Prefeitura do município informou através de uma nota oficial que a vítima é um senhor de 61 anos de idade, residente no bairro Horto.
“O óbito ocorreu em 20 de abril de 2023 no Hospital Metropolitano Vale do Aço (Unimed). A investigação foi conduzida pela Vigilância Epidemiológica de Cel. Fabriciano e pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Cel. Fabriciano, tendo sido concluída no dia 26 de maio de 2023”.
Há uma outra morte sob investigação na cidade. No dia 23 de maio, foi divulgado o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano, em Ipatinga, que revelou que a infestação do mosquito da dengue está três vezes acima do aceitável pelo Ministério da Saúde (MS).
O MS orienta que o Índice aceitável para se ter o melhor controle de infestação por Aedes Aegypti e de uma possível epidemia, seja ela de Dengue, Zika ou Chikungunya e de até 1.0% de Infestação Predial (IP)
Em Ipatinga foram encontrados lavas do mosquito em 3,6% dos imóveis. O levantamento foi concluído no dia 19 de maio. Desde a nova atualização no painel de dados da SES-MG, foram confirmados mais 364 casos de dengue na cidade ipatinguense. Ao todo são 7.143 casos confirmados.
Em nota, a administração municipal faz questão de destacar “que as autoridades competentes estão adotando todas as medidas necessárias para o controle e prevenção da dengue no município de Ipatinga”.
O município também pede que a comunidade auxilie no combate à dengue e exerçam as atitudes que ajudam a evitar a proliferação do Aedes aegypti, como por exemplo, evitar acúmulo de água parada.
“Reforçamos a importância da conscientização da população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, como eliminar recipientes que acumulem água parada e manter caixas d'água e piscinas devidamente tratadas”. Diz a nota.
Por fim, a prefeitura presta solidariedade aos familiares e amigos da vítima e afirma que continuará trabalhando para controlar o avanço da dengue no município.
“Neste momento, nossa solidariedade está com a família enlutada e reforçamos nosso compromisso em continuar trabalhando arduamente para garantir a saúde e bem-estar de todos os munícipes”. Diz outro trecho do documento.
Leia a nota oficial na íntegra
NOTA ESCLARECIMENTO ÓBITO DE DENGUE
Prezados jornalistas,
Gostaríamos de informar oficialmente que o município de Ipatinga registrou o primeiro caso confirmado de óbito por dengue neste ano de 2023. O falecido foi um senhor de 61 anos de idade, residente no bairro Horto.
O óbito ocorreu em 20 de abril de 2023 no Hospital Metropolitano Vale do Aço (Unimed). A investigação foi conduzida pela Vigilância Epidemiológica de Cel. Fabriciano e pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Cel. Fabriciano, tendo sido concluída no dia 26 de maio de 2023.
O resultado do exame específico realizado pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) foi liberado no dia anterior à conclusão da investigação.
Inicialmente, a comunicação do caso foi feita de forma informal pela Secretaria Regional de Saúde de Coronel Fabriciano em 26 de maio de 2023.
Após encerramento da investigação e reforçando o seu papel responsável e de ampla transparência, a Secretaria de Saúde de Ipatinga decidiu comunicar oficialmente após receber todos os documentos comprobatórios relacionados ao óbito e à investigação epidemiológica.
Ressaltamos que as autoridades competentes estão adotando todas as medidas necessárias para o controle e prevenção da dengue no município de Ipatinga. Reforçamos a importância da conscientização da população sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, como eliminar recipientes que acumulem água parada e manter caixas d'água e piscinas devidamente tratadas.
Neste momento, nossa solidariedade está com a família enlutada e reforçamos nosso compromisso em continuar trabalhando arduamente para garantir a saúde e bem-estar de todos os munícipes.
Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos adicionais e fornecimento de informações complementares.