Por Plox
02/07/2019 14h08 - Atualizado há quase 3 anosNesta terça-feira, 2 de julho, será apresentado no Senado um documento pedindo denúncia contra executivos da mineradora Vale por homicídio culposo, omissão e crime ao meio ambiente. O relatório será apresentado por Carlos Viana (PSD-MG), senador e relator da CPI que investiga a tragédia após o rompimento da barragem em Brumadinho. O homicídio culposo é quando não existe intenção de matar.
Executivos devem ser indiciados por tragédia- Foto: Divulgação
O ex-presidente da Vale Fabio Schvartsman e funcionários da empresa alemã Tüv Süd estão entre os 13 possíveis indiciados. Os engenheiros da Tüv Süd aferiram que a barragem não tinha problemas na questão da segurança.
De acordo com o texto, a estrutura em Brumadinho já dava indícios de problemas e até de ruptura. “Brumadinho já era um problema conhecido sete meses antes. Em junho de 2018, a barragem ameaçou se romper. Eles se viram obrigados a fazer trabalhos importantes de escoramento durante a madrugada”, justificou o senador. Os senadores integrantes da CPI podem sugerir mudanças no texto até o dia 9 de julho, quando o texto final será votado. A Vale informou em nota que aguardará o relatório ser oficialmente comunicado, só após isso se manifestará.
Atualizada às 12h11