Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Timóteo vai buscar diálogo com MP para discutir reabertura da Feira do Timirim

    Durante reunião, o Executivo disse que vai buscar o diálogo, devido a uma portaria do Ministério da Agricultura que torna as feiras livres como comércio essencial

    Por Plox

    02/07/2020 12h14 - Atualizado há cerca de 2 anos

    Nessa quarta-feira (1), Douglas Willkys, prefeito de Timóteo, recebeu os feirantes do Município para ouvir a reivindicação da categoria que deseja a volta das atividades, na reabertura da Feira do Timirim.

    O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a presença da deputada federal Alê Silva; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hiler Félix; do secretário de Governo e Comunicação,  ngelo Ribeiro; do tenente Mafra, do Corpo de Bombeiros; além do vereador Geraldo Gualberto. 

    Durante a reunião, Douglas disse aos feirantes que todas as decisões, ações e medidas adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus são tomadas, após reuniões e discussão dos integrantes do comitê que reúne profissionais da área de saúde, médicos infectologistas, representantes de hospitais, forças de segurança, dentre outros.

    Segundo o prefeito, a Deliberação 17, editada pelo governo de Estado, estabelece como deve ser o funcionamento dos diversos segmentos comerciais e empresariais e que, nesse documento, há restrições em relação às feiras livres.

     

    feirante-4Executivo afirmou que vai buscar o diálogo para discutir reabertura da Feira do Timirim. Foto: divulgação/PMT
     

    Ainda de acordo com o prefeito, o Executivo vai buscar o diálogo junto ao Ministério Público (MP) para discutir a possibilidade de reabertura desses segmentos comerciais da feira livre. Ficou definido que será agendada uma reunião no MP para discutir essa possibilidade. 

    “Podem ter certeza que essa reunião não será em vão. Vamos buscar o entendimento para dar a tranquilidade jurídica para a reabertura da feira para os produtos perecíveis como frutas, grãos e hortigranjeiros”, pontuou o prefeito Douglas Willkys.

    Feirantes

    Os feirantes pedem a reabertura da feira, alegando que é possível reabrir tomando todas as medidas e se adaptando as normas sanitárias por conta da pandemia.

     

    feiranteFeirantes argumentaram, apresentando uma portaria do Ministério da Agricultura. Foto enviada ao Plox.
     

     

    Um dos feirantes apresentou uma portaria do Ministério da Agricultura, na qual o Governo Federal, considera as feiras livres como comércio essencial.

    Veja também: Feirantes reivindicam reabertura da Feira do Timirim em Timóteo


    Comércio essencial. 

    Para a deputada federal Alê Silva, a situação é bastante complexa e foi agravada com a Deliberação 17 que colocou “uma trava no avanço das liberações do comércio como um todo”. A parlamentar acredita que assim que os 10 leitos de UTI estiverem liberados e os números de casos estabilizarem, o Município terá argumento para obter junto ao Ministério Público a retomada da feira livre na cidade.

     

    feirante-2Reunião contou com a presença da deputada Federal Alê Silva. Foto enviada ao Plox.
     

    Antes da reunião no prédio da prefeitura, a deputada Alê Silva visitou o Centro de Referência ao enfrentamento da Covid-19, localizado no Centro de Saúde João Otávio. 


    Casos na cidade

    Durante o encontro, foram apresentados os números de casos positivos e a evolução do quadro da pandemia em Timóteo, bem como as iniciativas da gestão municipal que adquiriu equipamentos de proteção individual, testes rápidos, reformou o Centro de Saúde João Otávio transformando-o em um centro de referência ao novo coronavírus com a disposição de 10 leitos clínicos. O Município também articulou a abertura das UTI´s Neonatal e Pediátrica do Hospital e Maternidade e Vital Brazil que estava fechada e que em breve será reaberta para receber pacientes graves. O processo de chamamento público está em fase final.
     

     

     

    Matéria atualizada às 9h26

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2022[email protected]