Timóteo vai buscar diálogo com MP para discutir reabertura da Feira do Timirim

Durante reunião, o Executivo disse que vai buscar o diálogo, devido a uma portaria do Ministério da Agricultura que torna as feiras livres como comércio essencial

Por Plox

02/07/2020 09h14 - Atualizado há quase 4 anos

Nessa quarta-feira (1), Douglas Willkys, prefeito de Timóteo, recebeu os feirantes do Município para ouvir a reivindicação da categoria que deseja a volta das atividades, na reabertura da Feira do Timirim.

O encontro foi realizado no auditório da Prefeitura e contou com a presença da deputada federal Alê Silva; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Hiler Félix; do secretário de Governo e Comunicação,  ngelo Ribeiro; do tenente Mafra, do Corpo de Bombeiros; além do vereador Geraldo Gualberto. 

Durante a reunião, Douglas disse aos feirantes que todas as decisões, ações e medidas adotadas no enfrentamento ao novo coronavírus são tomadas, após reuniões e discussão dos integrantes do comitê que reúne profissionais da área de saúde, médicos infectologistas, representantes de hospitais, forças de segurança, dentre outros.

Segundo o prefeito, a Deliberação 17, editada pelo governo de Estado, estabelece como deve ser o funcionamento dos diversos segmentos comerciais e empresariais e que, nesse documento, há restrições em relação às feiras livres.

 

feirante-4Executivo afirmou que vai buscar o diálogo para discutir reabertura da Feira do Timirim. Foto: divulgação/PMT
 

Ainda de acordo com o prefeito, o Executivo vai buscar o diálogo junto ao Ministério Público (MP) para discutir a possibilidade de reabertura desses segmentos comerciais da feira livre. Ficou definido que será agendada uma reunião no MP para discutir essa possibilidade. 

“Podem ter certeza que essa reunião não será em vão. Vamos buscar o entendimento para dar a tranquilidade jurídica para a reabertura da feira para os produtos perecíveis como frutas, grãos e hortigranjeiros”, pontuou o prefeito Douglas Willkys.

Feirantes

Os feirantes pedem a reabertura da feira, alegando que é possível reabrir tomando todas as medidas e se adaptando as normas sanitárias por conta da pandemia.

 

feiranteFeirantes argumentaram, apresentando uma portaria do Ministério da Agricultura. Foto enviada ao Plox.
 

 

Um dos feirantes apresentou uma portaria do Ministério da Agricultura, na qual o Governo Federal, considera as feiras livres como comércio essencial.

Veja também: Feirantes reivindicam reabertura da Feira do Timirim em Timóteo


Comércio essencial. 

Para a deputada federal Alê Silva, a situação é bastante complexa e foi agravada com a Deliberação 17 que colocou “uma trava no avanço das liberações do comércio como um todo”. A parlamentar acredita que assim que os 10 leitos de UTI estiverem liberados e os números de casos estabilizarem, o Município terá argumento para obter junto ao Ministério Público a retomada da feira livre na cidade.

 

feirante-2Reunião contou com a presença da deputada Federal Alê Silva. Foto enviada ao Plox.
 

Antes da reunião no prédio da prefeitura, a deputada Alê Silva visitou o Centro de Referência ao enfrentamento da Covid-19, localizado no Centro de Saúde João Otávio. 


Casos na cidade

Durante o encontro, foram apresentados os números de casos positivos e a evolução do quadro da pandemia em Timóteo, bem como as iniciativas da gestão municipal que adquiriu equipamentos de proteção individual, testes rápidos, reformou o Centro de Saúde João Otávio transformando-o em um centro de referência ao novo coronavírus com a disposição de 10 leitos clínicos. O Município também articulou a abertura das UTI´s Neonatal e Pediátrica do Hospital e Maternidade e Vital Brazil que estava fechada e que em breve será reaberta para receber pacientes graves. O processo de chamamento público está em fase final.
 

 

 

Matéria atualizada às 9h26

Destaques