Ipatinga

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Bebê adquire anticorpos contra a covid-19 pela amamentação em Santa Catarina

    Mãe da criança foi imunizada com a AstraZeneca; um exame de anticorpos apontou que o bebê também ganhou imunidade

    Por Plox

    02/07/2021 13h20 - Atualizado há 4 meses

    Um bebê de 2 anos e 2 meses adquiriu anticorpos contra a covid-19 por meio da amamentação. A mãe da criança, a fisioterapeuta Maryucha Miranda de Oliveira, de 38 anos, foi imunizada com duas doses da AstraZeneca.
     

    crédito: Maryucha Miranda/Arquivo Pessoal)
    crédito: Maryucha Miranda/Arquivo Pessoal)

    O caso aconteceu em Tubarão, Santa Catarina, e foi confirmado por meio de exame de anticorpos pedido por um médico.

    Segundo o o secretário de Saúde de Tubarão, Daisson José Trevisol, a secretaria acompanha o caso, mas afirma que a única possibilidade é dos anticorpos terem sido passados pelo leite materno. "Foi confirmado. Houve a transferência de anticorpos da mãe para o filho pela amamentação, não tem outra possibilidade", disse.

    Maryucha contou ao G1 que decidiu estender ainda mais o período de amamentação já pensando na possibilidade de que poderia passar anticorpos para o filho. "Ficamos sabendo da possibilidade de passar os anticorpos pelo leite materno, decidimos estender o mama até mais dias após a minha segunda dose que aconteceu no dia 24 de maio e fizemos o teste", explicou.

    Uma revisão feita por pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP), publicada no Physiological Reports, mostrou que, apesar de ainda não ter uma comprovação de que o leite materno possa passar anticorpos contra a covid-19, a amamentação pode ajudar a prevenir o vírus em bebês. 

    Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2021/07/4934893-bebe-adquire-anticorpos-contra-a-covid-19-pela-amamentacao-em-santa-catarina.html
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]