Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Belo Horizonte libera eventos com público a partir deste sábado

    Festas de casamento, shows e cinemas estão de volta, com regras

    Por Plox

    02/07/2021 10h24 - Atualizado há 4 meses

    A partir deste sábado (3), Belo Horizonte passa a permitir a realização de festas de aniversário, casamento, shows com limite de 600 pessoas, além de cinemas, museus, galerias e teatros. O comércio não essencial também poderá funcionar aos domingos. As decisões foram divulgadas nessa quinta-feira pela prefeitura.

    De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a nova flexibilização ocorre após análise dos indicadores que acompanham a situação da covid-19 na capital, que mostrou que a taxa de transmissão do coronavírus (RT) chegou a 0,89, e a ocupação das UTIs está em 65,1%.

    Teatros e cinemas funcionarão com limite de 50% da capacidade. Foto: reprodução/ Pixabay

    Apesar das mudanças, a prefeitura relembrou que, em caso de aumento nos índices, um novo endurecimento nas regras pode ocorrer e o cerco contra a doença continuará rígido. A realização das atividades deverá ser feita com rigor ao protocolo sanitário.

    Regras

    Segundo a Empresa Municipal de Turismo (Belotur), o distanciamento será exigido nos eventos, sendo que naqueles com consumo de bebida alcoólica, o público será de, no máximo, 400 pessoas. Já eventos corporativos, feiras e congressos serão liberados em agosto com lotação de 600 pessoas (sem bebida).

    Festas de aniversário e casamentos seguirão o exemplo dos bares e restaurantes e comportarão até quatro pessoas por mesa. Além disso, haverá obrigatoriedade de comprovação de teste PCR, com limite de 72h, ou o teste rápido que pode ser feito no dia, sendo a responsabilidade pela realização dos mesmos do próprio realizador.

    Também poderão reabrir os cinemas, as galerias e os museus, desde que estejam com 50% da capacidade de ocupação e tenham critérios de distância entre os frequentadores. Já eventos esportivos, boates e clubes de dança ainda seguirão sem público.

    Por fim, ainda conforme a prefeitura, o comércio considerado não essencial poderá abrir aos domingos, sendo que os bares e restaurantes receberão os clientes de 11h às 22h. Agora, também poderão disponibilizar música ao vivo, com cumprimento de protocolo.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]