Programa Escola nas Férias atenderá 15 mil crianças em julho

Três dias de atividades recreativas e passeios serão oferecidos para alunos da rede municipal de Belo Horizonte, com planos de expansão para o próximo ano

Por Plox

02/07/2024 08h04 - Atualizado há cerca de 1 ano

Durante os dias 29, 30 e 31 de julho, aproximadamente 15 mil alunos da rede municipal de Belo Horizonte participarão do programa Escola nas Férias. As crianças terão acesso a diversas atividades recreativas, como oficinas, teatro, contação de histórias e passeios. A iniciativa, promovida desde 2009 pela Prefeitura de Belo Horizonte, visa oferecer um ambiente seguro e divertido para os alunos durante o recesso escolar.

Expansão do programa

De acordo com o secretário de Educação, Bruno Barral, a meta para o próximo ano é ampliar o período de atividades. "Queremos pelo menos dobrar ou então aumentar para o máximo de dias possível", afirma Barral. A ideia é que o programa continue garantindo lazer e segurança para os estudantes, enquanto oferece um respiro para as famílias.

Benefícios para as famílias

Para Cássia Barbosa do Carmo, mãe de Alice Maria, de 10 anos, o programa é uma excelente oportunidade. “Quando chegam as férias escolares, a gente fica de pés e mãos atados. Eu não tenho o mesmo período de recesso que minha filha, então ou eu pago alguém para ficar, ou então vou importunar meus parentes para pedir esse favor. E essa é a realidade da maioria”, relata Cássia. Ela destaca que sua filha sempre chega muito feliz em casa após participar das atividades.

Segurança garantida

O secretário de Educação enfatiza a importância do programa na questão da segurança. “O Escola nas Férias é um programa muito exitoso. Muitas vezes, os pais não têm com quem deixar os filhos nesse período, e as crianças ficam mais vulneráveis. Se estão na escola, não estão nas ruas”, destaca Barral.

Como participar

Neste ano, 79 escolas municipais abrirão suas portas com monitores para receber os estudantes. Qualquer aluno entre 3 e 14 anos pode participar, desde que estude em alguma unidade da rede municipal de ensino. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelas famílias diretamente na escola. A programação inclui um dia de passeio em espaços públicos como praças e parques, ou cinemas, teatros e clubes.

Direito ao descanso

Cassia Moraes Longo, líder das iniciativas de educação da Fundação Abrinq, observa que, independentemente da renda, a criança precisa ter um momento de descanso garantido. "As férias na escola podem, sim, ser uma opção muito saudável", comenta. Ela explica que estar no ambiente da escola durante as férias não compromete o descanso infantil, desde que seja um espaço seguro e com atividades bem organizadas.

Inscrições abertas

As famílias interessadas em inscrever seus filhos no programa Escola nas Férias devem procurar a escola municipal mais próxima. As atividades são gratuitas e visam proporcionar um período de diversão e aprendizado para as crianças durante o recesso escolar.

Destaques