Por Plox
02/08/2022 20h44 - Atualizado há 6 diasO judoca Naidangiin Tüvshinbayar foi condenado a 16 anos de prisão por ter assassinado um colega de infância. Naidangiin Tüvshinbayar conquistou o primeiro ouro da Mongólia em uma edição de Olimpíadas, em Pequim 2008.
De acordo com informações da Reuters, agência de notícias internacional, o crime aconteceu em 2 de abril de 2021. Naidangiin Tüvshinbayar foi condenado por matar Erdenebileg Enkhbat, também judoca, e seu amigo de infância.
Conforme os relatos iniciais, Tüvshinbayar estaria sob efeito de álcool e teria golpeado o colega judoca com um objeto pesado na cabeça. Erdenebileg Enkhbat sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE), foi socorrido,porém, não resistiu.
Ouro
Naidangiin Tüvshinbayar conquistou o ouro em Pequim 2008, se tornando o primeiro mongol a conseguir tal feito. Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, ele conquistou a prata após perder a final.
Após as edições de Olimpíadas, Tüvshinbayar foi presidente do Comitê Olímpico Nacional da Mongólia. Ele se afastou do cargo em abril de 2021, após ser acusado de matar o colega judoca.