Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Ministério da Justiça vai apurar vazamento de dados do Pix

    Chaves Pix estavam sob a guarda do Banco de Sergipe; Banco Central comunicou vazamento nesta quinta

    Por Plox

    02/10/2021 10h52 - Atualizado há 17 dias

    A Secretária Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça vai apurar o vazamento de dados de chaves Pix que estavam sob a responsabilidade do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O vazamento atingiu cerca de 395 mil chaves e foi comunicado pelo Banco Central nesta quinta-feira (30).

    O Banco Central apontou como motivo “falhas pontuais" nos sistemas do Banese. Ainda segundo o BC, o vazamento atingiu informações cadastrais e não foram expostos dados sensíveis e sigilosos como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais.

    “As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou email”, informou o BC em nota.

     Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

    Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

    A Senacon determinou nesta sexta (1º) que o banco de Sergipe informe, em 15 dias, “se reconhece que os dados vazaram de suas próprias bases ou de operadores que tratam dados mediante sua solicitação”.

    Além disso, o banco deverá informar quanto tempo os dados ficaram expostos, quais dados foram acessados, quais medidas já foram adotadas para mitigar os efeitos do vazamento e para eliminar as falhas no serviço. 

    A secretaria do Ministério da Justiça também avisou o Banco Central e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) sobre a averiguação preliminar. A ideia da Senacon é criar uma atuação coordenada entre órgãos e conseguir informações complementares sobre o caso.

    Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/governo/ministerio-da-justica-vai-apurar-vazamento-de-dados-do-pix-1.2550171
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]