Por Plox
02/12/2020 11h50 - Atualizado há mais de 1 anoBoa parte dos brasileiros compra carro já pensando por quanto irá revendê-lo. Por isso, os índices de depreciação são tão debatidos e aguardados quanto resultado de um jogo de futebol. O destaque da 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda da Autoinforme (2020) foi Chevrolet Onix Plus – que teve 7,6% de desvalorização em um ano de uso.
Aliás, pelo terceiro ano consecutivo o campeão registrou perda na faixa dos 7% – o que derruba o mito de que o carro perde 20% ao sair da concessionária. Alguns poucos carros tiveram uma depreciação alta. Metade dos modelos submetidos ao estudo perdeu menos do que 13%. Nenhum chegou a 20% e apenas cinco acima de 17%. E 13 carros registraram este ano uma depreciação abaixo de 10%, segundo a Autoinforme.
O estudo é feito com base no preço praticado no mercado e não no preço de tabela. E a referência é o preço pago pelo consumidor, não o praticado por profissionais, lojistas e concessionárias: nestes casos, está embutida a margem de lucro do operador, o que distorce o preço para o consumidor.
Em 2020, nove marcas – em quinze categorias – obtiveram a certificação, num universo que conta com mais de 50 montadoras e importadoras. O índice é o resultado da diferença do preço do carro zero em novembro de 2019 com o valor desse mesmo carro um ano depois, em outubro de 2020. Volkswagen e a Toyota ganharam em três categorias cada; a Honda e a Hyundai em duas.
Os campeões
- Volkswagen uP! (Entrada – 8,1%)
´Renault Zoe (Elétrico – 9,9%)
- Hyundai HB20 (Hatch compacto – 9,2%)
- Volvo XC60 Hybrid (Híbrido – 9,8%)
- Honda Fit (Monovolume/minivan – 9,4%)
- Volkswagen Saveiro (Picape pequena – 15,1%)
- Fiat Toro (Picape compacta – 13,7%)
- Toyota Hilux (Picape média – 9,0%)
- Hyundai HB20s (Sedã entrada – 12,9%)
- Chevrolet Onix Plus (Sedã compacto – 7,6%)
- Toyota Corolla (Sedã médio – 8,9%)
- Honda HR-V (SUV entrada – 9,2%)
- Jeep Compass (SUV compacto – 11,7%)
- Volkswagen Tiguan (SUV médio – 10,9%)
- Toyota SW4 (SUV grande – 10,1%)