Ipatinga

bichos

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Acupuntura em cães: conheça os benefícios da técnica oriental nos pets

    Além de ajudar a aliviar os sintomas de doenças físicas nos pets, ela atua como coadjuvante para tratamento de saúde mental

    Por Plox

    03/02/2021 13h20 - Atualizado há 9 meses

    A acupuntura canina é um procedimento que apresenta grandes benefícios, que envolve sessões de relaxamento, qualidade de vida e alívio de sintomas relacionados a várias doenças. Esta técnica muito usada por humanos, também pode ser aplicada em cães e não possui contraindicação, sendo recomendada para diversos outros animais.

    É claro que não podemos deixar de frisar sempre que, por mais que o tratamento tenha seus benefícios, é sempre importante a recomendação veterinária, ok? Vamos entender mais sobre o tema a partir de agora. Continue lendo.

    acupuntura para animais
    Reprodução/ Instagram

    Acupuntura canina – O que é e para que serve?
    A acupuntura é considerada uma técnica oriental, que no ano de 1995 foi nomeada uma especialidade médica aqui no Brasil. Apesar disso, ela não é só indicada para tratamento alternativo de humanos. Mas sim, promove grandes benefícios para os animais.

    E além de ajudar a aliviar os sintomas de doenças físicas nos pets, ela atua como coadjuvante para tratamento de saúde mental. Você sabe como a acupuntura nos cães é feita? Se quiser conhecer mais sobre a técnica, continue a leitura deste artigo que vai responder essa e outras dúvidas sobre o assunto.

    Como é feita a acupuntura canina?
    A acupuntura, de um modo geral, atua através de estímulos de determinadas partes do corpo, através de diversas terminações nervosas do organismo. Sendo assim, com o uso de uma agulha, o acupunturista, fisioterapeuta ou médico especializado, estimula as áreas meridianas do animal.

    Esses pontos são pré-determinados, pois possuem fortes concentrações de terminações nervosas que se comunicam diretamente com sistema nervoso central. Uma sessão pode durar em média de 30 a 40 minutos. Mas não se preocupe, o cãozinho vai ficar bem relaxado, ao ponto de nem sentir dores durante as sessões.

    Benefícios da acupuntura em cães
    A acupuntura veterinária traz muitos benefícios para os pets. Inclusive, é uma técnica terapêutica que não apresenta efeitos colaterais. Aliás, qualquer animal pode fazer, desde os selvagens, animais de estimação e até cavalos, sendo este um procedimento alternativo da medicina veterinária natural.

    Entre os principais benefícios estão o aumento do fluxo sanguíneo, estimulação do sistema imunológico, alívio de dores e recuperação motora. O aumento da secreção de neurotransmissores, neuro hormônios e melhora do funcionamento das funções endócrinas também pode ser tratado com a acupuntura em cães.

    Assim como a aromaterapia para animais, a acupuntura também promove um estímulo, com ação regenerativa e de relaxamento animal.

    Quando a acupuntura canina é indicada?

    cao tranquilo
    Cachorro deitado – Foto: Freepik


    A acupuntura canina pode ser aplicada em paralelo às terapias e outros procedimentos médicos. Porém, precisa ser orientada pelo profissional. Possui muitos benefícios, não afeta negativamente o tratamento convencional com medicamentos e demais terapias, sendo assim considerada uma alternativa complementar opcional.

    Confira para quais indicações a acupuntura para cães pode ajudar na resolução de problemas de saúde, incluindo doenças crônicas e tratamentos fisioterápicos.

    • - Alívio de sintomas neuromusculares: sequelas da cinomose, doenças degenerativas nas articulações, displasias, inflamações nos ossos e articulações;
      - Doenças musculares: Artrose em cães, lombalgias, hérnia de disco e inflamações nos músculos;
      - Doenças respiratórias: Bronquite em cães, asma e pneumonia;
      - Distúrbios neurológicos: Epilepsia em cães, AVC, paralisia facial e convulsões;
      - Distúrbios digestivos: Diarreia em cachorro, pancreatite e outras doenças do sistema digestivo;
      - Doenças do sistema urinário: Incontinência urinária e displasia renal;
      - Tratamento de doenças metabólicas: Diabetes em cães e hipotireoidismo;
      - Reabilitação pós-cirurgia: controle das dores e recuperação;
      - Tratamento para problemas comportamentais e psicológicos: ansiedade por separação, hiperatividade canina e depressão;
      - Dores agudas e crônicas de um modo geral.
      A técnica de acupuntura também se torna uma excelente aliada no tratamento de cachorros idosos e oncológicos, trazendo bem estar e qualidade de vida. Os grandes efeitos do tratamento, são: controle das dores, promovida pelo relaxamento do corpo e diminuição dos efeitos colaterais de procedimentos invasivos.

    Contudo, é preciso entender que a técnica oriental está em processo de pesquisa, mas os resultados são observados em situações que levam o bem estar do doguinho. Então, busque sempre um acompanhamento profissional e jamais faça esse tipo de tratamento em casa e sem um auxílio veterinário, ok?

    E você, já tinha ouvido falar da acupuntura canina? Agora que você conhece um pouco mais sobre esta técnica, que tal compartilhar este artigo com seus amigos?

    Cuide bem do seu dog!

    Fonte: https://www.portaldodog.com.br/cachorros/saude/acupuntura-canina/
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]