De Timóteo para a Europa: Timotenses levam história de arte e empreendedorismo para além do oceano
Conceição Marques e sua filha Alice ganham destaque internacional com projeto de Caligrafia Artística e inspiram com história publicada em livro lançado em Portugal
Por Plox
03/04/2025 22h52 - Atualizado há cerca de 1 mês
A trajetória de Conceição Marques e sua filha Alice, nascidas em Timóteo, Minas Gerais, ultrapassou as fronteiras nacionais e agora conquista reconhecimento na Europa. Com um trabalho pautado na arte da Caligrafia Artística, elas transformaram o que começou como um passatempo em um projeto de impacto social e empreendedorismo.

Conceição, movida pela vontade de ensinar uma nova fonte de renda e propósito a mulheres, fundou o @atelieconceicaomarques. O espaço cresceu rapidamente e tornou-se referência em capacitação. Ao longo dos anos, mais de 800 alunas de diversas partes do Brasil já foram formadas pelo ateliê. “Nossa missão é mostrar que a caligrafia pode ser muito mais do que uma técnica, ela pode abrir portas e criar oportunidades”, afirmou a idealizadora.

O reconhecimento internacional veio em 2024, quando mãe e filha foram convidadas a compartilhar sua história de superação no livro “Mulheres que cruzaram oceanos”, em sua segunda edição. A obra, lançada em Portugal, reúne experiências inspiradoras de 25 empreendedoras brasileiras que hoje vivem em 15 países diferentes.
Além de participarem da publicação, Conceição e Alice também serão homenageadas com o “Prêmio Destaque Mulheres que Cruzaram Oceanos”, com cerimônia prevista para maio, em Portugal. A terceira edição do livro contará ainda com lançamentos internacionais na Escócia e em Londres, ampliando ainda mais o alcance das histórias ali contadas.
Antes de embarcarem para a Europa, as duas receberam o carinho e apoio do prefeito de Timóteo, Vitor Prado. Ele destacou a relevância do trabalho das conterrâneas: “Eu estou impressionado com o alcance social e cultural do trabalho delas. Timóteo agora será levada além dos oceanos, à Europa. Isso pra nós é motivo de muito orgulho. Eu parabenizo a Conceição e a Alice por nos representarem de uma forma tão bonita e importante”, declarou.
Com talento, dedicação e propósito, Conceição e Alice estão levando a arte timotense ao mundo, mostrando que a caligrafia também pode ser um caminho de transformação e inspiração.