Tarifaço de Trump pode gerar recessão nos EUA e frear economia global

Medida protecionista anunciada pelo presidente americano pode pressionar a inflação e afetar o crescimento mundial

Por Plox

03/04/2025 08h23 - Atualizado há 3 meses

A recente decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de implementar um novo pacote tarifário sobre importações pode desencadear consequências severas tanto para a economia norte-americana quanto para o cenário global. Segundo a economista Rita Mundim, a medida pode elevar os níveis de inflação e mergulhar os EUA em uma recessão, além de desacelerar o crescimento econômico em escala mundial.


Imagem Foto: Reprodução


Durante seu comentário nesta quinta-feira (3), Rita alertou para o risco de um redesenho profundo do comércio internacional, com impactos diretos sobre cadeias produtivas, bolsas de valores e fluxos de investimento. Ela destacou que o mercado já reagiu com apreensão, registrando quedas expressivas nas bolsas pelo mundo, diante da insegurança gerada pelas novas tarifas.


O chamado 'tarifaço' tem potencial para encarecer produtos importados, pressionar a inflação interna e reduzir o poder de compra dos consumidores norte-americanos. Isso, somado à retração de investimentos e ao aumento da insegurança econômica, pode levar a uma desaceleração acentuada do crescimento dos EUA, o que, por consequência, impactaria diversas economias ao redor do planeta.


A expectativa para o crescimento da economia dos Estados Unidos ainda se mantém em 2,89% para este ano, mas analistas começam a revisar projeções diante do cenário de incertezas provocado pela medida protecionista.


Destaques