Co-Catedral São Sebastião retoma missas internas nesta quinta (4) em Coronel Fabriciano

Retorno ocorre após a reconstrução do teto e marca a programação de Corpus Christi, com tapetes, missa solene e procissão no Centro da cidade.

03/06/2026 às 11:57 por Redação Plox

A Co-Catedral São Sebastião, no Centro de Coronel Fabriciano, volta a receber fiéis nesta quinta-feira (4) em uma celebração marcada pelo retorno das missas ao interior do templo depois da reconstrução do teto. A programação de Corpus Christi terá confecção de tapetes, missa solene, procissão pelas ruas próximas à igreja e bênção do Santíssimo. 


Co-Catedral São Sebastião, no Centro de Coronel Fabriciano, volta a receber fiéis nesta quinta-feira (4) em uma celebração marcada pelo retorno das missas ao interior do templo depois da reconstrução do teto.

Foto: Divulgação/Diocese de Itabira-Fabriciano


Retomada em dia de Corpus Christi

As atividades começam às 7h, com a montagem dos tradicionais tapetes nas vias ao redor da Co-Catedral. Às 16h, será celebrada a missa solene no templo. Em seguida, os fiéis sairão em procissão pelo entorno da igreja, encerrando a celebração religiosa com a bênção do Santíssimo Sacramento.

Segundo o padre Cláudio, os tapetes voltam a ocupar as ruas ao redor da Co-Catedral, retomando uma tradição das celebrações anteriores de Corpus Christi na paróquia. A data também marca a primeira missa no interior da igreja após a conclusão da etapa de reconstrução do teto.

Obra ainda terá novas etapas

A Co-Catedral de São Sebastião é um dos principais templos católicos de Coronel Fabriciano e integra a Paróquia São Sebastião, vinculada à Diocese de Itabira-Fabriciano. A igreja fica na Rua Doutor Querubino, no Centro, e tem papel importante na vida religiosa e cultural do município.

A reconstrução do teto era uma das etapas mais aguardadas pela comunidade católica desde o fechamento do espaço após problemas estruturais. Em 2024, a Prefeitura de Coronel Fabriciano reconheceu a Co-Catedral como Espaço de Memória, medida que buscava ampliar possibilidades de captação de recursos para a obra.

De acordo com o padre Cláudio, a intenção agora é realizar uma missa mensal dentro da Co-Catedral antes do início da próxima fase da reforma. A etapa seguinte deve incluir serviços nos vidros, na alvenaria e nos ajustes das paredes do templo.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a