Protetores para unha dos gatos são seguros? Veterinária responde

03/07/2020 17:39

Esses revestimentos podem afetar o bem estar dos felinos Fonte: undefined - iG @ https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2020-07-03/protetores-para-unha-dos-gatos-sao-seguros-veterin

É instinto natural dos felinos manter as unhas afiadas. Para isso, eles costumam arranhar móveis e, às vezes acabam os danificando. Por conta disso, muitos tutores estão adotando o uso dos protetores de unha, também conhecido como “unha postiça para gatos”. Mas será que ele é seguro para os bichanos? A veterinária Rosângela Gebara, da Comissão de Bem Estar Animal do CRMV-SP, responde.

unha de gato
shutterstock
Os protetores de unha podem não ser bons para as unhas dos gatos

O protetor consiste em basicamente uma capa de silicone que promete evitar que os felinos arranhem lugares indesejados. Alguns tutores ainda usam pela estética, visto que o mercado já investiu em várias cores e formatos do objeto. Mesmo com a boa proposta, esse revestimento não é legal do ponto de vista dos pets.
 

"É o instinto do gato arranhar, é um comportamento muito importante, se ele não consegue expressar esse comportamento que é natural, pode causar danos ao seu bem estar”, explica a especialista. O felino pode ficar estressado e ter mudanças em seu temperamento. Além disso, eles também usam as garras para se prenderem a lugares quando pulam ou aterrisam, e com os protetores, isso não é possível.

O bichano pode até engolir a peça ao tentar tirar ela das patas. Isso pode trazer outros problemas ao animal, devido aos materiais tóxicos que podem estar no revestimento. Por não conseguirem marcar seu território ou fazer o movimento de retrair as garras, eles podem ficar confusos utilizando os protetores.

Como posso substituir o uso desses protetores?
Rosângela Gebara afirma que existem várias outras medidas que podem ser tomadas ao invés de utilizar os protetores. É preciso adaptar o seu ambiente para que tanto o gato, quanto você, se sintam bem e seguros em casa. Deixar os famosos arranhadores sempre à disposição dos felinos é uma ótima ideia.

Além disso, brincar frequentemente com o seu bichano e, assim, exercitá-lo, também pode ajudar. Você também pode deixar um pedaço de tronco de árvore em um canto da casa para o felino arranhar. Se há algum móvel o qual ele não desiste de marcar presença,você pode cobri-lo e evitar que se danifique.

Por último mas não menos importante, manter as unhas do seu gato sempre muito bem cortadinhas evita que os locais fiquem muito arranhados. Se você não tem o costume de fazer isso, o procedimento deve ser feito por um médico veterinário, para que não haja nenhum problema.

 

Fonte: https://canaldopet.ig.com.br/cuidados/2020-07-03/protetores-para-unha-dos-gatos-sao-seguros-veterinaria-responde.html