Serviço inovador da Silverguard visa proteger e áuxiliar vítimas de estelionato digital

Em um período de apenas dois meses, mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas com este serviço.

Por Plox

03/07/2023 10h41 - Atualizado há mais de 1 ano

Em um mundo crescentemente digitalizado, golpes através de aplicativos de mensagens, como o Golpe do PIX e falsos sequestros, têm se tornado mais frequentes. Com o intuito de combater este problema, a empresa de tecnologia Silverguard lançou um serviço chamado SOS Golpe. Por meio deste serviço, as vítimas de golpes digitais podem acessar o site da Silverguard e encontrar um número de telefone para receber atendimento especializado e gratuito. A equipe da empresa não só ajuda as vítimas a encontrar soluções para o golpe sofrido, mas também acompanha o processo até a resolução final. Em um período de apenas dois meses, mais de quatro mil pessoas já foram beneficiadas com este serviço.

 

 Foto: Pixabay/Divulgação

Preparação e Conhecimento Profundo de Golpes Segundo Marcia Netto, CEO e cofundadora da Silverguard, o protocolo de atendimento foi desenvolvido após extensas conversas com profissionais de setores antifraudes de bancos, polícia, entre outros. Durante os atendimentos realizados, a equipe da Silverguard teve conhecimento de mais de 200 tipos diferentes de golpes, sendo que alguns são mais frequentes em certas regiões do país. Marcia Netto enfatiza que, atualmente, o serviço é prestado por seres humanos, mas planejam-se melhorias através da automação para lidar com casos mais simples, permitindo assim um foco maior nos casos mais complexos que "realmente precisam de um acolhimento especial", conforme as palavras da CEO.

Um Aplicativo de Proteção Financeira a Caminho Além do atendimento telefônico, a Silverguard também tem planos para lançar um aplicativo de proteção financeira até o fim deste ano. O aplicativo incluirá tanto recursos gratuitos quanto pagos, e contará com funcionalidades como alertas para o usuário caso uma conta bancária seja aberta em seu nome, ou se seus dados forem usados de forma indevida. Este aplicativo surge como uma medida adicional de proteção, especialmente considerando que os smartphones se tornaram vulneráveis a perdas financeiras devido à grande quantidade de aplicativos que podem ser explorados por criminosos.

Foco na Inclusão de Idosos Marcia Netto também enfatizou a importância de tornar o aplicativo acessível e amigável para pessoas acima de 70 anos. Embora indivíduos de todas as idades possam ser vítimas de golpes, os idosos tendem a ser mais afetados financeiramente. Segundo dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, 11.080 pessoas com 60 anos ou mais foram vítimas de estelionato entre janeiro e maio deste ano. A CEO da Silverguard destaca que, enquanto os mais jovens podem ter mais oportunidades de se recuperar financeiramente, os idosos muitas vezes não têm essa opção. O aplicativo será 
projetado de forma didática e de fácil utilização para garantir que todos, independentemente da idade, possam se beneficiar de suas funcionalidades.

As Palavras de Uma Líder Empenhada “Todas as pessoas estão sujeitas a isso”, declarou Marcia Netto, referindo-se aos golpes digitais. Ela mencionou como seu próprio pai foi vítima de um golpe bem elaborado via PIX, ilustrando que ninguém está imune. “Os jovens, se perdem algum dinheiro, têm a vida inteira para reconstruir. Por outro lado, muitos idosos já não estão trabalhando e muitas vezes não conseguem mais reconstruir. Sendo assim, os golpes costumam ser mais cruéis com os mais velhos”, acrescentou ela.

Protegendo o Futuro das Transações Digitais A iniciativa da Silverguard de fornecer atendimento especializado e gratuito para vítimas de golpes digitais, juntamente com o lançamento iminente de seu aplicativo de proteção financeira, representa um passo significativo na luta contra o estelionato digital. Na era atual, em que as transações digitais estão se tornando cada vez mais comuns, medidas como estas são cruciais para garantir a segurança e a confiança do público nas plataformas digitais.

Com a Silverguard assumindo uma postura proativa em relação ao problema crescente de golpes digitais e buscando formas inovadoras de proteger e educar os consumidores, fica claro que a segurança online e a recuperação das vítimas de golpes estão ganhando um novo aliado nesta batalha.

Destaques