Tiradentes é opção de destino para quem gosta de curtir o frio longe dos grandes centros

Além do frio e das belas paisagens a cidade histórica, que faz parte do circuito da Estrada Real, tem ótima gastronomia

Por Plox

03/08/2019 11h38 - Atualizado há mais de 4 anos

Contrariando previsões de alguns meteorologistas, que apostaram em um inverno quente em Minas Gerais devido ao fenômeno El Niño, o frio para os mineiros chegou com temperaturas baixas e ar frio e seco em muitas cidades do Campo das Vertentes. Como de costume, a parte fria do ano coincidiu com o período de férias escolares, época na qual muitas famílias se organizam para desfrutar do turismo de inverno.

Algumas cidades históricas são os destinos certos para quem deseja aproveitar o frio viajando. Entre os meses de abril e setembro, o clima da charmosa cidade de Tiradentes, que fica a 190 quilômetros de Belo Horizonte, é o típico destino para quem deseja se afastar da agitação dos grandes centros urbanos e procurar um local calmo para descansar.

tiradentes-2Foto: divulgação

Quem visita a pequena cidade de 7 mil habitantes que faz parte do circuito da Estrada Real tem a oportunidade de ter contato com uma paisagem cercada de muito verde e composta por construções coloniais. O centro histórico de Tiradentes concentra a maior parte dos pontos turísticos da cidades, como igrejas barroca, restaurantes e pousadas, que são sempre disputadas nos feriados prolongados e em épocas mais frias.

Outra atração da cidade é o mais antigo trem em operação no Brasil: a Maria Fumaça, que liga Tiradentes à cidade de São João del-Rei. O passeio leva o passageiro por 12 quilômetros na Estrada de Ferro Oeste de Minas, passando pela Serra de São José, outro ponto turístico bastante procurado para quem gosta de ecoturismo.

tiradentes-3Foto: divulgação

Para os fãs da culinária mineira, a gastronomia é outro atrativo no município. Com uma arquitetura barroca e com um cardápio típico de Minas, os restaurantes de Tiradentes contribuem para dar à cidade um charme a mais e são uma ótima sugestão para quem deseja tomar um bom vinho.

tiradentesFoto: divulgação

Destaques