Centro de Atendimento Psicológico do Unileste amplia serviços gratuitos no Setembro Amarelo 

Assistências serão realizadas por estudantes do curso de Psicologia de forma presencial ou remota

Por Plox

03/09/2021 08h27 - Atualizado há mais de 2 anos

A Campanha Setembro Amarelo reforça ações em todo país de valorização da vida e sobre a importância do cuidado com a saúde mental. O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), por meio do Centro de Atendimento Psicológico (CAP) localizado no campus Coronel Fabriciano (Bloco B), amplia a oferta de assistência psicológica no Vale do Aço, por meio de atendimento gratuito e aberto a toda a comunidade. As assistências, realizadas por estudantes do curso de Psicologia de forma presencial ou remota e supervisionadas pelos professores, são intensificadas com a realização de Plantões Psicológicos, semanalmente, durante todo o semestre letivo. 

 

 Dentre os serviços ofertados, estão: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças; psicoterapia com adolescentes e adultos; psicoterapia de idosos. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico ou pelo telefone (31) 3846-5588.

   

Foto: Divulgação

 

Segundo o coordenador do curso de Psicologia, Dr. Eustáquio de Souza, os atendimentos, além de proporcionarem aos estudantes uma vivência prática da profissão, contribuem para o enfrentamento de uma problemática vivenciada pelas pessoas: os cuidados com a saúde mental e emocional. “O adoecimento mental é uma realidade. Muitos se sentem inseguros, ansiosos, com medo em relação ao futuro, e esses sentimentos impactam diretamente a qualidade de vida e bem-estar cotidiano e, neste momento de pandemia, ainda mais. No CAP, o Unileste oferta apoio e atendimento psicológico qualificado, e reafirma o compromisso de contribuir e beneficiar a comunidade”.   

  

 Plantão Psicológico   

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Amarelo, em prol do cuidado com a saúde mental e emocional e pela prevenção ao suicídio. Como parte das ações de apoio à causa, o Centro de Atendimento Psicológico do Unileste realiza o Plantão Psicológico, com atendimentos de urgência e sem a necessidade de agendamento. O Plantão é ofertado nos seguintes dias e horários: terça-feira, das 17h50 às 20h; quarta-feira, das 18h50 às 20h; e sexta-feira, das 17h50 às 18h20.   

 

A docente do Unileste e uma das coordenadoras da ação, Ma. Stela Maris Bretas Souza, afirma que a intenção é colocar à disposição de todos um momento de escuta e aconselhamento, e auxiliar pessoas que estejam vivenciando uma ansiedade ante uma dificuldade circunstancial. “O Setembro Amarelo dá visibilidade a um assunto que ainda é um tabu social, que é o suicídio. O intuito de realizar ações como o Plantão Psicológico, é oferecer acolhimento profissional, ajudar as pessoas a terem uma visão mais clara de si mesmo e de sua perspectiva frente aos problemas que vivem, e atuar diretamente na prevenção e conscientização a respeito deste problema de saúde pública”, conclui Stela.    

   

Setembro Amarelo   

A campanha Setembro Amarelo é promovida desde 2014 no país pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo a ABP, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo.  Ainda, de acordo com a ABP, mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em primeiro lugar a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.  

 

O objetivo da campanha é dar visibilidade ao suicídio, divulgando as formas de prevenção, quebrando o tabu sobre a causa e conscientizando a respeito deste problema de saúde pública. Entre os mecanismos criados em apoio às pessoas está o Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende de forma voluntária e gratuita quem necessita de apoio e precisa conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188.  

  

Serviço  

Centro de Atendimento Psicológico (CAP): atendimentos presenciais e teleatendimento gratuitos à toda comunidade  

Serviços: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças; psicoterapia com adolescentes e adultos; psicoterapia de idosos  

Agendamentos: por meio de formulário eletrônico disponível neste link  

Contato: (31) 3846-5588 (WhatsApp)  

Local: Bloco B, campus Cel. Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário).  

Destaques