Por Plox
03/11/2020 11h22 - Atualizado há mais de 1 anoMotoristas que circulam pelas estradas LMG-806, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, e MGC-120, em Ferros, na região Central de Minas Gerais, têm que estar mais atentos às orientações de tráfego a partir desta terça-feira (3), data em que começam a funcionar dois novos radares nessas rodovias estaduais. A instalação dos equipamentos para controle de velocidade máxima ocorreu no mês passado, em 27 de outubro, e até essa segunda-feira (2) eles operaram apenas em caráter educativo.
A partir de agora, os instrumentos já geram infrações de trânsito para aqueles motoristas que excederem o limite permitido de 40 km/h no KM 6 da LMG-806, em Ribeirão das Neves. A velocidade máxima permitida é superior no KM 388 da MGC-120, em Ferros, na região Central do estado, onde motoristas estão autorizados a trafegar até 60 km/h. Ambos os radares estão sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e, com a instalação dos novos dispositivos, as rodovias mineiras passaram a ser monitoradas por 466 radares fixos.
Onze deles estão em Belo Horizonte, sendo três na BR-356, um na MG-010, outros cinco na MG-020 e os últimos dois na MGC-262. O município de Ribeirão das Neves, que ganhou um novo radar em funcionamento nessa terça-feira, contava anteriormente com outros três equipamentos para controle de velocidade também na LMG-806 – sendo um deles no KM 5, outro no KM 8,3 e um último no KM 8,6. Apenas o radar instalado em outubro limita a máxima velocidade a 40 km/h, uma vez que os demais admitem máxima de 60 km/h. Antes do radar que entrou em operação nesta terça ser fixado na MGC-120, em Ferros, o município na região Central de Minas Gerais já contabilizava um outro dispositivo de velocidade na mesma estrada, porém no KM 380,6.
Em nota publicada em outubro, o órgão de fiscalização esclareceu que o controle eletrônico de velocidade é importante para garantir a segurança de usuários que transitam pelas estradas. “O DER-MG sempre orienta os motoristas a respeitarem os limites estabelecidos para cada trecho, independente da presença dos equipamentos”, detalhou.