Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Encontro cultural fecha ciclo de capacitação do LEEI

Curso de formação é voltado para professores da educação infantil

03/12/2024 às 18:15 por Redação Plox

Os 92 docentes da educação infantil de Timóteo (80) e Marliéria (12) encerraram o ciclo decapacitação do projeto LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) no último sábado (30/11),com uma programação cultural que percorreu o roteiro turístico “Caminho Drummondianos”na cidade de Itabira. O LEEI é voltado para a rede pública e integra as ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, pactuado entre os municípios e o governo federal.

Foto: Divulgação

A capacitação é coordenada pelas universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (UFOP) e contou com aulas remotas e presenciais no total de 250h no período de maio a novembro, sendo 64h referentes a oitos encontros presenciais. No fechamento do curso, os professores puderam ampliar o seu universo cultural e ter um novo olhar sobre a relevância nacional e internacional do escritor Carlos Drummond de Andrade, além de refletir sobre como a cultural e a literatura influenciam a primeira infância.

Foto: Divulgação

O LEEI tem como objetivo central a formação de professores de educação infantil para que possam desenvolver, com qualidade, o trabalho com a linguagem oral e escrita em creches e pré-escolas. Através do curso, os docentes ampliaram o diálogo sobre teorias e práticas, analisando as ferramentas de alfabetização a serem inseridas no trabalho diário com os
alunos.

Foto: Divulgação

Roteiro
O Museu de Território Caminhos Drummondianos resgata a Itabira antiga, através das referências encontradas na obra de Carlos Drummond de Andrade. Traçou-se na cidade caminhos vivenciados pelo poeta em sua especificidade física e em seu contexto poético.

Caminhos Drummondianos tem como objetivo possibilitar um maior contato do público com a poesia de Carlos Drummond de Andrade, assim como a divulgação do Turismo Cultural em Itabira, dentro do Circuito do Ouro e Estrada Real. Os educadores visitaram o Centro Histórico de Itabira, a Casa de Drummond, o Museu de Itabira, Memorial Carlos Drummond de Andrade

Compartilhar a notícia

Veja também
Comunidade da Maanaim celebra 2º Dia das Crianças com festa cultural e solidária em Ipatinga
EDUCAçãO

Comunidade da Maanaim celebra 2º Dia das Crianças com festa cultural e solidária em Ipatinga

2º Dia das Crianças do Coletivo LAR Móvel terá brinquedos, cinema ao ar livre, óculos VR e entrega de presentes no domingo (28)

FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies
EDUCAçãO

FNDE prorroga prazo para renovação de contratos do Fies

Novo prazo passa para 30 de setembro

Professores do 6º ao 9º ano são convocados para volta às aulas em BH
EDUCAçãO

Professores do 6º ao 9º ano são convocados para volta às aulas em BH

Retomada para essa faixa escolar será na próxima quinta-feira (5), em formato presencial

Nova prova obrigatória com 100 questões será exigida de formandos em Medicina
EDUCAçãO

Nova prova obrigatória com 100 questões será exigida de formandos em Medicina

Enamed avaliará conhecimentos em áreas como Clínica Médica, Cirurgia e Saúde Mental; exame será anual e gratuito