WhatsApp, Facebook e Instagram retornam o funcionamento após 6h de pane

No entanto, para alguns usuários, os serviços ainda apresentam instabilidade

Por Plox

04/10/2021 19h19 - Atualizado há mais de 2 anos

Após ficarem cerca de 6h inoperantes devido a uma pane global, o WhatsApp, Facebook e Instagram voltam a funcionar no início da noite desta segunda-feira (4). No entanto, para alguns usuários, os serviços ainda apresentam instabilidade.

Por volta de 17h, no Twitter, o Facebook retweetou uma mensagem publicada pelo diretor de tecnologia da empresa, Mike Schroepfer, onde informou sobre o problema, porém, não disse a causa da pane nas três plataformas em que a companhia é dona. A possibilidade levantada por especialistas é de erro de DNS - como se o "GPS" dos sites não conseguisse encontrar a rota para levar os usuários até as páginas, conforme publicado pelo G1.

 

Entenda o caso:

Nesta segunda-feira (4), o WhatsApp apresentou instabilidade com relatos de usuários que não conseguiram abrir o aplicativo e, quando tiveram acesso, não conseguiram enviar mensagens. As reclamações vieram de vários países. Durante a tarde, o Telegram também ficou fora do ar.

Além dos aplicativos de mensagens, o WhatsApp Web, Facebook e Instagram apresentaram problemas. A queda começou por volta de 12h30.

Em seu perfil no Twitter, no início da tarde, o WhatsApp informou que já estava trabalhando para resolver o caso “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”.

Foto: reprodução / Twitter / WhatsApp

 

Foto: reprodução / Twitter / Facebook

 

Com a queda dos serviços, o Plox entrevistou alguns usuários que necessitam das plataformas para trabalhar. Eles relataram as dificuldades enfrentadas na tarde desta segunda

Nubank oscilando

Não só as redes sociais que estão passando por instabilidade na tarde desta segunda-feira (4). Usuários e clientes do banco digital Nubank reclamaram de oscilações durante transferências no fim desta manhã e início da tarde. “Verificamos que parte da nossa base de clientes encontrou oscilações no app na data de hoje. Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações já foram normalizadas”, divulgou a plataforma. O problema foi um pouco antes da queda do WhatsApp, Facebook, Instagram e Telegram.

Destaques