Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Violência contra mulher: itabirana usa redes sociais para denunciar agressões

    As imagens da violência causaram comoção pública e o caso ganhou grande repercussão

    Por Plox

    04/11/2021 14h20 - Atualizado há 27 dias

    Na manhã dessa quinta-feira (4), as redes sociais itabiranas foram inundadas com o compartilhamento em massa das cenas de agressão sofridas pela jovem Rayane Machado Fonseca, de 21 anos. Ela usou seu perfil no Instagram para denunciar a violência que sofreu do namorado.

     

    Nas imagens é possível ver o alto grau de violência infligido a Rayane. A moça procurou pela polícia na manhã desta quarta-feira (3), em Itabira. Um boletim de ocorrência foi feito na Polícia Militar e uma denúncia formalizada junto à Polícia Civil.

    Rayane Machado Fonseca
    Foto: Rayane Machado é itabirana e tem 21 anos

     

     

    O suspeito é o namorado dela, de 25 anos. Ele não foi encontrado pelos policiais militares. Rayane contou à polícia que as agressões ocorreram na noite de terça-feira (2), após uma discussão. O namorado desferiu vários socos e tapas que lhe causaram hematomas e sangramento no nariz.

    Segundo informações, o agressor ainda teria levado Rayane para a casa do irmão, em Belo Horizonte, com intuito de acobertar o caso. Porém, o irmão retornou com a jovem para Itabira. A vítima recebeu atendimento médico no Pronto Socorro Municipal de Itabira. Após o registro da ocorrência, Rayane foi encaminhada à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que já instaurou um inquérito para investigar o caso.

    Repercussão 

    Assim que Rayane postou as imagens da agressão, o caso ganhou repercussão instantânea. Dezenas de perfis de itabiranos compartilharam as fotos no intuito de oferecer apoia à jovem e ajudar a denunciar o caso. Uma dessas pessoas foi a vereadora Rose Félix (MDB). Por meio de uma nota de repúdio publicada em seu perfil no Instagram, ela contou que ajudou Rayane na formalização da denúncia.

    Rayane Machado Fonseca
    Insagram

     

    Na manhã dessa quinta-feira (4), a vereadora usou a mesma rede social para falar sobre a importância de dar voz a mulheres agredidas.

    “Vamos acompanhar de perto esse caso pela Rayane e por todas as mulheres que são agredidas em nossa cidade. Eu tenho dito praticamente todos os dias da minha vida que é inaceitável qualquer agressão à mulher. Além da covardia, em razão da condição física da mulher que se torna indefesa, também deixa consequências avassaladoras na vida dela”, disse Rose Félix.

    Para a vereadora, é indispensável um grande trabalho de conscientização, além do desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas. “A conscientização é extremamente importante nesse momento. A pessoas precisam entender o que é o ciclo da violência. Para além disso, estou buscando meios de criar políticas públicas mais concretas de prevenção e punição”, detalha.

    Rose já havia dado o passo inicial nesse sentido. Há alguns dias ela vem trabalhando na organização de uma reunião que vai envolver diversos setores da sociedade diretamente ligados às ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

     

    “Vamos fazer um encontro no dia 8 de novembro reunindo as polícias Civil e Militar, Conselho Tutelar, o Centro de Referência Especializado de Apoio à Mulher (CREAM), Ministério Público, sistema judicial, enfim, todos os equipamentos que trabalham nessa rede. Queremos fazer um diagnóstico de quem são essas mulher vítimas de violência. A ideia é criar políticas públicas mais eficientes no que diz respeito à prevenção, punição de agressores,e conscientização da população sobre o ciclo da violência”, finaliza Rose.

    Fonte: https://defatoonline.com.br/violencia-contra-mulher-itabirana-usa-redes-sociais-para-denunciar-agressoes/
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]