MG pode enfrentar chuvas fortes com risco de enxurradas e temperaturas de até 36°C
Frente fria causa instabilidade e chuvas intensas em Minas Gerais, com alerta para elevação de rios e transtornos. Defesa Civil reforça atenção.
Por Plox
04/12/2024 07h44 - Atualizado há cerca de 2 meses
Nesta quarta-feira (4), o avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico Sul trouxe condições de instabilidade climática em Minas Gerais, com previsão de chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento que podem alcançar até 50 km/h. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume acumulado de precipitação poderá causar transtornos como enxurradas e aumento do nível de córregos e rios.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta válido até sexta-feira (6), destacando o risco de deslizamentos e desmoronamentos em áreas vulneráveis, especialmente após as chuvas registradas nos últimos dias na capital.
Temperaturas seguem altas
Apesar do clima instável, o calor deve continuar em todo o estado. As máximas podem atingir 36°C no Vale do Jequitinhonha, enquanto em Belo Horizonte, a temperatura mínima foi de 18,9°C e a máxima deve alcançar 28°C.
Previsão de mais chuvas
A instabilidade climática também impacta outras cidades mineiras. Mais de 800 municípios do estado estão sob alerta de chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.