Ipatinga

estilo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Jeito diferentão de assar carne na air fryer pode causar explosão

    Fazer churrasco usando o equipamento oferece riscos à segurança do usuário

    Por Plox

    05/02/2021 18h57 - Atualizado há 8 meses

    A air fryer é uma ótima aliada no preparo de alimentos. Existe uma infinidade de opções para quem tem uma fritadeira elétrica em casa e quer fugir do óbvio nas refeições. No entanto, nem todas são seguras para o usuário e equipamento. Entre elas, uma das mais perigosas é fazer churrasco com o uso de carvão aceso, tendência que ganhou força após alguns vídeos ensinarem como colocá-la em prática.

    Air fryer
    Reprodução

     

    O preparo é simples, mas não é indicado por especialistas, já que pode causar curto circuitos, incêndios e danificar a air fryer. A ideia é deixar o alimento com gosto defumado, semelhante ao churrasco convencional, assado na brasa.

    MAIS SOBRE O ASSUNTO

    O mestre em química Guilherme Wilhelms Tavares e o bacharel em física Cícero Lopes Tavares, ambos pela Universidade de Brasília, explicam que o carvão, por ser rico em carbono, apresenta significativa condutividade elétrica. O fator, em conjunto com a ventilação interna do eletrodoméstico, pode fazer com que o pó do carvão chegue nas partes elétricas.

    O resultado pode ser um curto circuito na máquina, inclusive com o aparecimento de fogo.

    Churrasco é um prato feito sobre fogo ou brasasDivulgação

    Air fryer

    Air fryer é muito útil no dia a diaGetty Images

     

     

    Sobre a chance do carvão queimar, eles esclarecem que o calor máximo da air fryer, geralmente 200 °C, não é suficiente para isso, tendo em vista que a temperatura de ignição do carvão é superior, sendo 455 °C para o vegetal e 457 °C para o vegetal de eucalipto.

    “Desse modo, o carvão não sofreria combustão. Porém, ainda não recomendamos a utilização na air fryer, pois ela é um equipamento elétrico que não foi projetado para essa função”, pontuam.

    De acordo com Maurício Rodrigues, criador de conteúdo digital e responsável pelo blog Fritadeira Sem Óleo, o carvão também pode danificar o antiaderente e derreter as partes plásticas da air fryer. O youtuber acrescenta que também não é recomendado utilizar carvão dentro de outros eletrodomésticos.

    “Importante lembrar que usos como esse podem acarretar na perda da garantia do produto, já que não são indicados ou respaldados pelos fabricantes”, alerta Maurício.

     

    Um dos vídeos que ensinam a perigosa prática já foi visto mais de 360 mil vezes. Mas, vale lembrar: não repita em casa.

    Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/cuidado-jeito-diferentao-de-assar-carne-na-air-fryer-pode-causar-explosao
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]