Ipatinga

política

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Jovem é preso em Uberlândia por incitar ameaças contra Bolsonaro em rede social

    Presidente fez uma passagem pelo município nesta quinta-feira. PM entendeu que postagem incitaria a morte de Jair Bolsonaro, o que fere Lei de Segurança Nacional

    Por Plox

    05/03/2021 10h30 - Atualizado há 7 meses

    Um rapaz de 24 anos foi preso pela Polícia Militar em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na madrugada desta quinta-feira (4), suspeito de incitar ameaças de morte contra o presidente Jair Bolsonaro em uma rede social.  O rapaz deixou o Presídio Uberlândia I por volta das 18h, com alvará da Justiça.

    O rapaz fez uma publicação nessa quarta-feira (3) referente à rápida passagem do presidente pela cidade. “Gente, Bolsonaro em Udia amanhã... Alguém fecha virar herói nacional?”, questiona o rapaz na publicação. A postagem recebeu apoio de outras pessoas que fizeram comentários do tipo: “só me falta um arma” e “já estou com uma faca”. O caso foi encaminhado para a Polícia Federal, que ratificou a prisão do suspeito. 

    ovem é preso em Uberlândia por incitar ameaças contra Bolsonaro em rede social  Foto: Alan Santos/PR / fotos públicas
    Jovem é preso em Uberlândia por incitar ameaças contra Bolsonaro em rede socialFoto: Alan Santos/PR / fotos públicas

     

    De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi rastreado a partir do serviço de inteligência da corporação e foi preso em flagrante em casa, onde mora com os pais. Pelo menos outras três pessoas que responderam a postagem concordando com a ação violenta contra o presidente da República também chegaram a ser rastreadas, mas não foram encontradas nas residências.

    A Polícia Federal informou que o rapaz foi foi conduzido até a Delegacia da Polícia Federal onde foi preso em flagrante por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional. A pena pode variar de dois a oito anos de prisão. A PF também pontuou que vai continuar a investigação para identificar e prender os outros envolvidos.

    A PF diz ainda que segue a investigação para identificar os outros autores, que podem responder pelos mesmos crimes.

    'Conotação de humor'

    O jovem reconheceu para a polícia que fez a publicação citando Bolsonaro, mas disse que ela não teve “conotação de ameaça, apenas de humor”. Ele afirmou ainda que se arrependia da publicação e a apagaria se pudesse e disse não conhecer os outros usuários que comentaram em seu perfil. Ele afirmou ainda que achava injusta a prisão por uma publicação que poderia ser interpretada de forma diferente de uma ameaça e que outras pessoas a viram como piada. Ele também ressaltou que não faz parte de movimento político ou estudantil.

    Professor de direito constitucional da USP, Conrado Hubner Mendes comparou a prisão do jovem em Uberlândia com o caso do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), que foi preso em fevereiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O deputado é alvo de dois inquéritos na corte – um apura atos antidemocráticos e o outro, fake news.

    Ataque a faca

    Em setembro de 2018, durante campanha à Presidência, Bolsonaro sofreu um ataque à faca durante ato público em Juiz de Fora, em Minas. Adélio Bispo, que feriu o então candidato, foi considerado inimputável – incapaz de responder pelos atos – e segue preso com medida de segurança.

    Viagem

    Jari Bolsonaro passou rapidamente por Uberlândia na manhã desta quinta-feira (4). A passagem não estava prevista na agenda do presidente, que seguia para a cidade de São Simão, em Goiás, para participar da inauguração da ferrovia Norte-Sul.

     

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/jovem-e-preso-em-uberlandia-por-incitar-ameacas-contra-bolsonaro-em-rede-social-1.2455414
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]