Jovem preso em Ipatinga é suspeito de homicídio de duas mulheres e desaparecimento de criança
As mulheres foram mortas em junho e, no crime, uma menina de 8 anos, filha de uma das vítimas, desapareceu
Por Plox
05/07/2023 07h58 - Atualizado há mais de 1 ano
O jovem de 27 anos, preso em Ipatinga, Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (4), é suspeito de participar no homicídio de uma cabeleira, identificada como Ana Raquel, e Katlyn Oliveira, além do desaparecimento de Evellyn Jasmim Machado Acácio, de 8 anos, filha de Katlyn. O caso ocorreu em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na tarde de ontem, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que, em diligências do crime, que ocorreu nos dias 22 e 23 de junho, foram cumpridos quatro mandados de busca e quatro de prisão temporária contra suspeitos, sendo um deles o detido em Ipatinga.
Os policiais das equipes da Delegacia Especializada Antissequestro (DAS) e da Delegacia Especializada de Homicídios em Sabará realizaram a operação Quaerere. Os agentes cumpriram as buscas, simultaneamente, em Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, nos bairros São Gabriel e Alto dos Pinheiros. Foram recolhidos vários celulares, notebooks e diversos aparelhos eletrônicos com suspeita de terem sido utilizados no dia dos fatos.
O delegado Carlos Eduardo Vieira Nunes, responsável pela investigação do duplo homicídio, explica que entre os presos está a proprietária do veículo que teria sido utilizado no crime. A investigada seria amiga de uma das vítimas. “Além da mulher, prendemos também o irmão dela e um terceiro indivíduo que teria, de alguma forma, participado dos eventos criminosos”, esclarece.
O que foi preso em Ipatinga era o quarto suspeito, que teria envolvimento direto nos homicídios. Ele teria tentado escapar da operação policial, foi monitorado pela PCMG e, ao ser localizado na BR-381, foi detido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil em Timóteo, no Vale do Aço.
Já a titular da DAS, delegada Fabíola Oliveira, adianta que neste momento não é possível descartar nenhuma hipótese quanto ao desaparecimento da menor. “Vamos analisar as informações que foram colhidas nesta terça-feira para que possamos descartar ou não a participação dos suspeitos presos hoje no sequestro da criança. A Polícia Civil não interrompeu as buscas um dia sequer”, destaca.
Conforme a investigação, o suspeito de ser mandante do crime é Sildirley Silva Acácio Machado, pai da menina desaparecida. Ele está preso na cadeia de Francisco Sá, no Norte de Minas.
Relembre o caso
A primeira morte foi registrada na data de 22 de junho, no bairro Nações Unidas, em Sabará, local em que a perícia oficial realizou os primeiros levantamentos e a coleta de vestígios que subsidiam a investigação.
Já na madrugada de 23 de junho, um veículo prata foi encontrado abandonado na rodovia BR-040, no bairro Morada Nova, em Contagem. Ao ser vistoriado pelos policiais militares, foi localizado o corpo da segunda vítima.
A Polícia Civil empenha todos os esforços no trabalho investigativo, com a realização de oitivas e levantamentos que possam contribuir na elucidação dos crimes.
Operação Quaerere
A operação Quaerere, que do latim significa “busca”, está em sua primeira fase. Os presos e os materiais apreendidos foram encaminhados para o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp) para a finalização dos trabalhos de polícia judiciária.
As investigações prosseguem para total esclarecimento dos fatos e localização da criança sequestrada.