“Bombeiro nas Escolas” atende comunidade escolar de Timóteo

Programa é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros e Fundação Aperam Acesita

Por Plox

05/08/2021 09h00 - Atualizado há mais de 2 anos

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e a Fundação Aperam Acesita desenvolveram o projeto “Bombeiro nas Escolas”, que abrangerá a rede pública e particular de ensino. O projeto foi apresentado aos professores da Escola Municipal de Timóteo na segunda-feira (2) pelo comandante do 5º Pelotão do CBMMG de Timóteo, Tenente Joel Mafra, e pela coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Flávia Soares, que estiveram acompanhados do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Timóteo, professor José Vespasiano.

“Objetivamos capacitar e preparar os professores para se comportarem de forma adequada e, principalmente, serem referência para o aluno em situação de urgência e emergência”, salienta o Tenente Mafra. De acordo com Soares, esta é mais uma iniciativa de um programa complementar nas escolas que conta com a parceria da Fundação Aperam Acesita. “Em 2022, nosso desejo é levar o projeto para todas as escolas de Timóteo”, sinaliza a coordenadora de projetos.

Ao parabenizar a parceria entre as duas instituições no desenvolvimento do projeto, o professor Vespa ressaltou que a Secretaria de Educação apoia o projeto nas escolas municipais. “Esta é uma ação de educação preventiva que contribui para a proteção de nossos alunos e servidores dentro e fora das escolas”, comenta o vice-prefeito. Além de capacitações, o projeto fornecerá uma cartilha para os alunos com a abordagem dos principais temas sobre segurança.

 

Foto: Divulgação

 

Este ano, em caráter de projeto piloto, o “Bombeiro nas Escolas” atenderá aos professores e alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola de cada rede (municipal, estadual e particular), sendo as capacitações abertas aos demais profissionais dos educandários. Para esta fase, foram já selecionadas as escolas Municipal de Timóteo e Centro Educacional Católica de Minas Gerais. Será definido ainda qual escola estadual participará do programa.

A ação “Bombeiro nas Escolas” tem o objetivo de preparar e disseminar conhecimentos sobre prevenção contra incêndio, pânico e noções básicas de primeiros socorros, através de ações instrutivas e pedagógicas realizadas nas escolas, tanto para o público discente, quanto para o docente e funcionários das instituições de ensino. O programa tem como desafio aumentar o número de pessoas capacitadas, fazendo com que todos participantes levem para o ambiente familiar o conhecimento e aprendizado.

Destaques