Vale do Aço: supermercados e outras empresas abrem no feriado de 7 de setembro

Varejo alimentício tem autorização para usar a mão de obra de seus empregados nesta quarta-feira

Por Plox

05/09/2022 09h09 - Atualizado há mais de 1 ano

Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), supermercados e empresas do setor têm autorização para funcionar nas três principais cidades do Vale do Aço nesta quarta-feira (7), feriado de Independência do Brasil. Em Ipatinga, as empresas abrirão as portas das 8h às 18h, enquanto em Timóteo e Coronel Fabriciano o expediente será das 8h às 14h. Atividades consideradas essenciais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias, também podem funcionar.  

Foto: Emmanuel Franco


A CCT assinada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço permite a abertura de todo o varejo alimentício. Além de supermercados, ainda têm autorização para abrir as portas açougues, casas de carne, peixarias, mercearias, hortifrútis, varejões e sacolões. 
José Maria Facundes, presidente da entidade patronal, lembra que só é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral quando autorizado em Convenção Coletiva de Trabalho e observada a legislação municipal. “Se não tivéssemos provocado os sindicatos laborais e batalhado por uma negociação justa e condizente com a realidade empresarial, o setor supermercadista e as empresas do segmento estariam proibidos de usar a mão de obra de seus empregados nesta quarta”, explica o dirigente sindical.

Foto: Emmanuel Franco


Escalas 
Ainda segundo o Sindcomércio, o funcionamento é facultativo aos empresários do setor, mas aqueles que optarem por abrir as portas precisam protocolar as respectivas escalas de funcionários nos sindicatos laborais antes do feriado trabalhado.  
Shopping 
No Shopping Vale do Aço, neste 7 de setembro, a abertura das lojas e quiosques é facultativa aos empresários, das 12h às 18h, enquanto a Praça de Alimentação funciona normalmente, das 11h às 22h, assim como o cinema, que também não terá alteração na programação. O supermercado Coelho Diniz estará aberto das 9h às 18h. Já a drogaria Indiana opera das 10h às 21h. A unidade da Polícia Federal estará fechada.  

Destaques