Ipatinga

estilo

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    5 benefícios do vinagre de maçã de acordo com a ciência

    O vinagre de maçã é um produto versátil que se popularizou por suas aplicações na gastronomia e na medicina natural. O que a ciência diz sobre os benefícios atribuídos a ele? Descubra a seguir!

    Por Plox

    06/02/2021 11h23 - Atualizado há 10 meses

    Os benefícios do vinagre de maçã foram documentados por meio de várias pesquisas. Embora seja verdade que muitos de seus usos vêm da literatura popular, há evidências do seu  teor nutricional e do seu potencial anti-inflamatório e antimicrobiano. Você está interessado em saber mais?

    Para começar, lembremos que este produto é obtido a partir da combinação de maçãs com fermento. Este último fermenta os açúcares e os transforma em álcool. Mais tarde, as bactérias se agregam à mistura e o álcool é convertido em ácido acético.

    Esta substância é o que lhe confere o seu sabor ácido e aroma forte. Além disso, parece que é a responsável pelos seus benefícios. Somado a isso, o vinagre de maçã também contém água, vestígios de outros ácidos, vitaminas, minerais e outros compostos que contribuem para a saúde.

    Benefícios do vinagre de maçã para a saúde

    O vinagre de maçã, assim como outras variedades de vinagre, é caracterizado pelo seu teor de compostos bioativos com potencial farmacológico. De acordo com uma análise publicada na Food Chemistry, esse produto concentra polifenóis, ácidos orgânicos e micronutrientes, que exercem efeitos benéficos quando são assimilados pelo organismo.

    Em particular, lhe são atribuídas propriedades antimicrobianas, antioxidantes, antidiabéticas e anti-hipertensivas. Também está positivamente associado à saúde da pele e à prevenção do envelhecimento precoce. Vamos examinar mais de perto os seus benefícios apoiados pela ciência.

     

    Jarra com vinagre de maçã
    Divulgação

    A ciência estudou o vinagre de maçã e as suas implicações para a saúde, descobrindo os efeitos positivos que possui.

     

    1. Tem atividade antibacteriana

    O vinagre de maçã é usado como desinfetante e como conservante natural. Devido ao seu teor de ácido acético, ajuda a inibir o crescimento de bactérias como a E. Coli, que pode acelerar a degradação dos alimentos e causar infecções.

    Em um estudo publicado em 2018, os pesquisadores determinaram que esse vinagre tem um potencial antimicrobiano múltiplo, pois combate patógenos como E. coli, S. aureus e C. albicans. No entanto, ainda faltam evidências para determinar qual dose é eficaz e segura.

    2. Contribui para regular os níveis de glicose

    Um dos benefícios mais populares do vinagre de maçã tem a ver com a regulação dos níveis de glicose no sangue. Embora este produto não seja um tratamento de primeira linha para a diabetes, seu consumo em quantidades moderadas serve como um adjuvante para estabilizar a glicose.

    Um pequeno estudo publicado no Diabetes Care descobriu que consumir vinagre de maçã diluído em água pode melhorar a sensibilidade à insulina entre 19% e 34%, especialmente após uma refeição rica em carboidratos.

    Enquanto isso, uma análise publicada na Molecular Nutrition and Food Research concluiu que o vinagre ajuda a melhorar a função da insulina após as refeições. Assim, reduz os níveis de açúcar no sangue.

    Descubra também: 6 estratégias para reduzir os níveis de glicose rapidamente

    3. É um coadjuvante na perda de peso

    A perda de peso varia de pessoa para pessoa, pois é determinada pela genética e pelo estilo de vida. O vinagre de maçã não consegue combater o excesso de peso sozinho; porém, seu consumo é um complemento para quem está tentando emagrecer.

    Estudos em humanos sugerem que seu consumo moderado aumenta a sensação de saciedade. Consequentemente, a ingestão calórica diminui e a perda de peso aumenta.

    Uma pesquisa publicada no Journal of American Dietetic Association descobriu que ingerir este ingrediente depois de uma refeição rica em carboidratos aumenta a saciedade. Inclusive, fez os participantes consumirem de 200 a 275 calorias a menos durante o dia.

    Por outro lado, um estudo publicado na Bioscience, Biotechnology and Biochemistry observou que o consumo diário de vinagre de maçã causou uma redução da gordura abdominal nos participantes envolvidos.

    4. Tem efeitos positivos na saúde do coração

    A medicina popular fala dos benefícios do vinagre de maçã para a saúde cardiovascular. Há até quem sugira que sua ingestão diária reduz os níveis de colesterol e o risco de doenças cardíacas. No entanto, até o momento, não há evidências suficientes disso.

    Estudos em animais descobriram que este ingrediente reduz os fatores de risco cardiovascular, como o acúmulo de colesterol e triglicerídeos no sangue. Também parece agir como um anti-hipertensivo. Apesar disso, não existem dados sólidos que confirmem os mesmos efeitos em humanos.

    De qualquer forma, desde que o seu consumo seja moderado, pode ser incluído como complemento de uma alimentação saudável e balanceada. No entanto, se você estiver tomando medicamentos, é melhor consultar primeiro o seu médico.

    5. Contribui para o cuidado da pele

    Há várias controvérsias quanto à aplicação do vinagre de maçã na pele. Enquanto alguns dermatologistas desestimulam completamente o seu uso, outros afirmam que, diluído em água, pode contribuir para o controle dos sintomas de problemas como o eczema ou a caspa.

    Como se explica isso? A pele é protegida por uma barreira ácida. Quando essa acidez é alterada, aumenta o ressecamento e a inflamação. O vinagre, por conter ácidos orgânicos, parece ajudar a restaurar o equilíbrio do pH da pele. No entanto, isso não está totalmente comprovado.

    Em qualquer caso, para evitar efeitos indesejáveis, ele deve ser sempre diluído em partes iguais de água. Para mais segurança, o ideal é fazer um pequeno teste em uma das áreas da pele antes de aplicá-lo em sua totalidade. Se qualquer reação indesejada for observada,  a pele deve ser enxaguada com bastante água e o uso deve ser interrompido.

     

    Garrafa com vinagre de maçã

    O uso dermatológico do vinagre de maçã ainda está em discussão. O ideal é fazer um teste antes de aplicá-lo.

     

    Saiba mais: 8 benefícios de consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã por dia

    Como tirar proveito dos benefícios do vinagre de maçã?

    Para aproveitar os benefícios do vinagre de maçã, basta usá-lo na cozinha. É ótimo para o preparo de molhos, maionese caseira e outras receitas. Há quem prefira diluir uma ou duas colheres de chá (5 a 10 mililitros) em um copo de água morna e tomar pela manhã.

    O uso de vinagre de maçã não diluído deve ser totalmente evitado, pois pode causar deterioração do esmalte dos dentes, desconforto digestivo e interações medicamentosas. Consulte seu médico antes de ingeri-lo se você estiver fazendo algum tipo de tratamento.

    O vinagre de maçã não é um produto milagroso

    Como podemos ver, as evidências encontraram propriedades interessantes no vinagre de maçã. No entanto, isso não significa que ele seja um medicamento. Embora esteja associado a benefícios para a saúde, não é um substituto para tratamentos médicos e também não age por conta própria.

    É necessário acompanhar o seu consumo com hábitos de vida saudáveis. Além disso, em caso de doença, deve-se consultar um médico. Também é preciso lembrar que esse ingrediente pode interagir com alguns medicamentos.

    Fonte: https://melhorcomsaude.com.br/os-beneficios-do-vinagre-de-maca/
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]