Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Deputado quer fazer Montes Claros capital do pequi, mas governador goiano rebate

    Caiado diz até mesmo que já acionou a bancada de Goiás para reverter essa situação

    Por Plox

    06/02/2021 10h35 - Atualizado há 10 meses

    O projeto protocolado pelo deputado federal mineiro Delegado Marcelo de Freitas (PSL) para que Montes Claros, no Norte de Minas, receba o título de Capital Nacional do Pequi, não agradou nenhum pouco o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), que foi para redes sociais dizer que já pediu para a bancada do Estado dele na Casa se mobilizar em relação à matéria. 

    O fruto que causou essa discórdia também é visto como “símbolo” da culinária de Goiás. Caiado ironizou o sotaque mineiro ao tratar do tema no perfil dele no Twitter. Ele escreveu que “não tem base essa história”. “Já vamos fazer um acordo aqui: a gente deixa o "trem" e o pão de queijo pra vocês mineiros, e em troca ninguém mexe no nosso pequi. Combinado?”, escreveu.

    Imagem ilustrativa  Foto: Mateus
    Imagem ilustrativaFoto: Mateus Hidalgo/Wikimedia/Reprodução

     

    Ainda em tom jocoso, o governador de Goiás disse que estava “rolando de rir no chão” porque o pequi está no “DNA goiano”. “Muito mais que símbolo de nossa culinária, faz parte de nossa cultura. Acionei o deputado José Nelto (Podemos-GO) para mobilizar nossa bancada”. 

    A proposta de Delegado Marcelo Freitas, apresentada na última quinta-feira (4), traz como justificativa que a cidade promove anualmente a Festa Nacional do Pequi, que “fornece identificação gastronômica ao município, cria empregos locais e fomenta o turismo”. Neste ano, será realizada a 30ª edição do festival.

     

     

    O mineiro, no entanto, cometeu um erro gramatical no argumento ao dizer que o fruto é conhecido com o “Ouro do Serrado”, com S e não C. Ele escreveu ainda que se o município mineiro receber esse título, isso vai resultar em "reconhecimento nacional", uma vez que vai ajudar a divulgar e valorizar a cultura e a arte regionais.

    "O pequi atrai investimentos que impulsionam a geração de emprego e renda na região Norte de Minas Gerais, historicamente assolada pela seca, pela péssima distribuição de rendas, pelas décadas de falta de investimento”, afirmou Freitas.

    Fonte: https://www.otempo.com.br/politica/minas-na-esplanada/deputado-quer-fazer-montes-claros-capital-do-pequi-mas-governador-goiano-rebate-1.2443946
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]