Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Itabira e mais 17 cidades decidem entrar na onda roxa e impõem toque de recolher

    Determinação partiu de reunião entre os próprios prefeitos. Gestores dizem que medida tem o objetivo de evitar um colapso no sistema de saúde dos municípios nos próximos dias

    Por Plox

    06/03/2021 10h18 - Atualizado há 9 meses

    O município de Itabira, na região Central do Estado e outras 17 cidades das redondezas que também passam por uma crise no sistema de saúde devido ao avanço da pandemia do coronavírus, decidiram por conta própria, aderir à onda roxa do programa Minas Consciente, do governo de Minas, a partir da próxima semana. A fase é a mais restritiva do plano. A decisão saiu de uma reunião online de prefeitos realizada na tarde desta sexta-feira (5).

    Itabira está hoje na onda amarela do plano, mas vive o drama de ter 90% dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com covid-19 ocupados. Para evitar o colapso da rede, o prefeito da cidade, Marco Antônio Lage (PSB) diz que os gestores optaram por antecipar a onda mais restritiva e proteger a população.

     

    De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), dos 30 leitos de UTI disponíveis na cidade apenas dois estão livres  Foto: Prefeitura de Itabira/ Divulgação
    De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), dos 30 leitos de UTI disponíveis na cidade apenas dois estão livresFoto: Prefeitura de Itabira/ Divulgação

     

    “Há duas semanas a taxa de contaminação era de 0,8 e agora está em 1,18. Significa que a cada cem pessoas contaminadas, 118 podem ser contaminados. É uma situação muito alarmante. Essas cidades são muito próximas, então é preciso tomar decisões em conjunto, porque se o comércio fecha em uma cidade, as pessoas vão para outra cidade e não adianta. É uma decisão inédita e para todas juntas tentarem fortalecer essa guerra contra a escalada do vírus”, pontuou.

    Segundo o prefeito, a entrada das cidades na onda roxa do Minas Consciente seria inevitável nos próximos dias, devido à superlotação dos hospitais. Atualmente, Itabira tem um total de 30 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) destinados a pacientes com Covid-19, mas apenas dois estão desocupados.

    “Vamos ter a barreira sanitária e o 'toque de recolher' a gente está avaliando, mas provavelmente como vai haver um lockdown quase que completo, talvez não seja necessário. Vão funcionar apenas serviços essenciais a partir de segunda-feira. Algumas cidades já a partir de segunda, outras a partir de terça e outras quarta, porque algumas pediram mais tempo para se organizarem”, pontuou o prefeito.

    Por meio da assesoria de imprensa, o município de Barão de Cocais informou que vai adotar o "toque de recolher" a partir da meia noite da próxima segunda-feira (8). As regras determinam que a restrição seja de 20h às 5h.

    As medidas vão valer por 15 dias, como define o protocolo elaborado pelo governo de Minas. “A situação da rede hospitalar é crítica. Então eu acho que é uma antecipação para evitar que a gente chegue ao colapso e tenha que ter decisões muito mais rigorosas em breve”, pontuou.

    Veja as cidades que vão aderir à onda roxa do plano Minas Consciente a partir da próxima semana:

    -Itabira

    -Rio Piracicaba

    -Nova Era

    -Bom Jesus do Amparo

    -Bela Vista de Minas

    -Itambé do Mato Dentro

    -Barão de Cocais

    -Ferros

    -São Gonçalo do Rio Abaixo

    -Santa Maria de Itabira

    -Catas Altas

    -Santa Bárbara

    -Morro do Pilar –

    -Passabém

    -Alvinópolis

    -São Domingos do Prata

    -Dom Silvério  

    -Sem Peixe

    Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/itabira-e-mais-17-cidades-decidem-entrar-na-onda-roxa-e-impoem-toque-de-recolher-1.2455850
    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]