Publicidade

Gatos podem ser infectados por coronavírus, apontam cientistas chineses

06/04/2020 13:38

Possibilidade de transmissão de animais a humanos é descartada

Publicidade

Cientistas do Instituto de Pesquisa Veterinária de Harbin, na China, constaram que gatos podem ser contaminados pelo novo coronavírus, causador da COVID-19, e transmitir a doença a outros felinos. Nesse fim de semana, um tigre do zoológico do Bronx, em Nova York, foi diagnosticado com o vírus. 

Gato
Segundo estudo, gatos podem transmitir coronavírus a outros felinos, mas não para humanos (foto: Ozan KOSE / AFP)

Outro animal suscetível é o furão, considerado modelo de cobaia para testes de vacinas e medicamentos contra a COVID-19.A inda de acordo com as pesquisas do instituto chinês, cães não são totalmente imunes ao coronavírus. Exames também apontaram que é pouco provável que frangos, patos e porcos contraiam a doença.

Além do tigre em Nova York, há casos infecção por coronavírus em um gato na Bélgica e de dois cachorros em Hong Kong. A proximidade do contato humano pode ter influência na transmissão a animais domésticos, mas outros testes ainda não necessários para comprovar a hipótese, segundo o estudo. 

Resultados obtidos com experimentos em gatos no laboratório em Harbin podem destoar da interação entre humanos e animais, afirmou a virologista Linda Saif, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Em artigo na revista Nature, ela considerou importante as pesquisas dos cientistas chineses, mas ressaltou que não existem evidências de que felinos possam transmitir o coronavírus a seres humanos, em posicionamento condizente ao da Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Já o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomenda contato limitado com animais domésticos a pessoas infectadas ou com suspeita de contaminação por coronavírus. 
 

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/04/06/interna_gerais,1136083/gatos-podem-ser-infectados-por-coronavirus-apontam-cientistas-chinese.shtml


Publicidade