Coronavírus: Vaticano confirma primeiro caso e Holanda tem a primeira morte

Sérvia também confirma o primeiro caso; número de mortos na China passa de 3 mil.

Por Plox

07/03/2020 08h56 - Atualizado há cerca de 4 anos

O Vaticano confirmou, nesta sexta-feira, o primeiro caso de coronavírus em seu território. A cidade-estado fica no centro de Roma, a capital da Itália, país onde mais de 140 pessoas já morreram por causa do vírus. A doença já infectou cerca de 95 mil pessoas no mundo e causou quase 3,3 mil mortes, segundo a Organização Mundial da Saúde.

A Sérvia foi outro país que confirmou, nesta sexta-feira, o primeiro caso de coronavírus. A Holanda, que já havia registrado 80 casos confirmados, anunciou a primeira morte decorrente do COVID-19. Ao redor do mundo, 86 países e territórios já registraram pelo menos um caso da doença e 38 países, incluindo o Brasil, já registram transmissão local do vírus, segundo a OMS. 

O surto se concentra em quatro países: China, Coreia do Sul, Itália e Irã, que, juntos, reúnem 97% dos casos registrados. Apenas nesta sexta-feira, a China anunciou 30 novas mortes decorrentes da doença. Ao todo, o país já registrou mais de 80,5 mil pessoas infectadas e mais de três mil faleceram devido à epidemia.

O Brasil já confirmou oito casos da doença: seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. Uma paciente do Distrito Federal, que seria o nono caso confirmado, testou positivo e aguarda contraprova. Outros 636 casos estão sendo investigados pelo Ministério da Saúde.

Destaques