Vereadores de Timóteo aprovam PL que garante às mulheres direito a acompanhante em exames e consultas

A matéria agora segue para ser sancionada pelo prefeito Douglas Willkys

Por Matheus Valadares

07/07/2023 12h44 - Atualizado há quase 2 anos

Durante o plenário dessa quinta-feira (6), a Câmara de Timóteo aprovou em 2º turno o Projeto de Lei (PL) 4.501, que estabelece o direito da mulher ter um acompanhante, pessoa de sua livre escolha, nas consultas e exames, inclusive os ginecológicos, nos estabelecimentos públicos e privados.

O texto é de autoria da vereadora Pastora Sônia Andrade (PSC) e foi aprovado por 11 votos. A matéria agora segue para ser sancionada pelo prefeito Douglas Willkys (PSB).

Reunião ordinária realizada ontem (6). Foto: Câmara de Timóteo/Divulgação.

 

Antes da votação, a Pastora Sônia argumentou que o projeto é “Em defesa de todas mulheres, dando direito de livre escolha ter acompanhantes para consultas e exames.

A autoria acredita que o PL trará mais seguranças para as mulheres do município. “Esse projeto vai trazer um conforto maior para nós mulheres”, finalizou.

Durante a 1ª discussão e votação, o vereador José Fernando Peixoto (REDE), relator da matéria, ressaltou o posicionamento do Conselho Federal de Medicina. “Para o CFM, não há nenhuma objeção que possa impedir a tramitação normal da matéria”, pontuou.


 

Destaques