Paciente tem moeda soviética removida do nariz após 53 anos

Russo enfiou o dinheiro na narina quando ainda era criança e esqueceu do ocorrido. Apenas recentemente começou a ter problemas para respirar

Por Plox

07/12/2020 20h12 - Atualizado há cerca de 1 mês

Um paciente russo finalmente pode respirar aliviado, após médicos removerem uma moeda soviética do nariz dele.

Segundo o tabloide britânico Metro, o homem de 59 anos tinha apenas 6 quando enfiou o dinheiro dentro da narina direita.

Foto: Montagem/R7

Conforme contou à mídia local, ele ficou "muito assustado" em contar o ocorrido à mãe, uma mulher "rígida", e com o tempo, se esqueceu da história.

No entanto, recentemente, ele começou a encontrar dificuldades em respirar e procurou auxílio médico.

Um exame de imagem revelou a presença do objeto inusitado em uma das passagens nasais do paciente. Ele então foi submetido à anestesia geral, para que a moeda fosse retirada por meio de uma endoscopia.

O copeque — usado na antiga União Soviétca — veio à tona encrustado de rinólitos: calcificações formadas a partir de um corpo estranho intranasal, que dificultavam a passagem de ar pela narina.

Após três dias de repouso, o homem teve alta e retornou para casa sem moeda no nariz. O nariz entupido do chinês Zhang Binsheng, 30, era causado por um dente alojado e em crescimento dentro de uma das narinas.

Segundo o tabloide britânico Metro, o paciente decidiu procurar atendimento especializado após três meses sem conseguir respirar direito.

Zhang disse aos médicos do Quarto Hospital Afiliado da Universidade Médica de Harbin que lutava para dormir à noite e também sentia um cheiro constante de "cárie".

Ele foi encaminhado para um exame de raio-X. No qual os profissionais notaram uma sombra de "alta densidade" na parte traseira da cavidade nasal.

A equipe de atendimento explicou ao paciente que a mancha escura poderia ser um dente. O chinês explicou que aos 10 anos de idade caiu do terceiro andar de um shopping center, quando perdeu um dos dentes. De alguma forma, a estrutura conseguiu se enraizar e crescer dentro de uma das narinas de Zhang.

O dente de 1 cm de comprimento foi removido por meio de uma cirurgia, que durou aproximadamente 30 minutos.

A condição, conhecida como "dente retido intranasal", pode ocorrer após danos físicos, como no caso de Zhang, ou devido a problemas de desenvolvimento. A condição, conhecida como "dente retido intranasal", pode ocorrer após danos físicos, como no caso de Zhang, ou devido a problemas de desenvolvimento.

A condição, conhecida como "dente retido intranasal", pode ocorrer após danos físicos, como no caso de Zhang, ou devido a problemas de desenvolvimento.

 

 

 

 

Fonte: https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/alivio-paciente-tem-moeda-sovietica-removida-do-nariz-apos-53-anos-07122020#!/foto/1
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021