Aeronave parte de SP para terceiro voo de repatriação de brasileiros

Avião fará escala em Lisboa para reabastecimento

Por Plox

08/10/2024 14h08 - Atualizado há 10 dias

Nesta terça-feira (8), às 12h25 (horário de Brasília), a aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Líbano. Este é o terceiro voo da Operação Raízes do Cedro, uma missão coordenada pelo governo brasileiro para repatriar cidadãos que se encontram no Oriente Médio, devido à intensificação dos conflitos na região. A aeronave realizará uma escala em Lisboa, Portugal, para reabastecimento, com duração prevista de 9 horas e 20 minutos até o país europeu, antes de seguir para Beirute.

Primeiros retornos da operação
A Operação Raízes do Cedro começou no domingo (6), quando o primeiro voo de repatriação chegou ao Brasil com 228 brasileiros a bordo. O grupo foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez um breve discurso de boas-vindas. Na ocasião, o presidente criticou as ações de Israel no conflito, condenando a morte de "inocentes, mulheres e crianças, sem nenhum respeito pela vida humana". Lula destacou que o Brasil é um país pacífico, sem disputas com outras nações, e reforçou a importância da paz como única via de construção.

 

 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

 

Repatriações contínuas
Nesta terça-feira (8), o segundo voo da operação pousou em Guarulhos às 6h58, trazendo mais 227 brasileiros, incluindo 49 crianças, das quais sete eram bebês de colo, além de três animais de estimação. A ação humanitária segue em ritmo intenso, com mais voos planejados para garantir a segurança de brasileiros que desejam retornar ao país em meio à crise na região do Oriente Médio.

Destaques