Polícia prende pai de santo acusado de estupros e aborto em Minas Gerais

O trabalho investigativo identificou, até o momento, cinco mulheres vítimas, com idades entre 28 e 56 anos

Por Plox

09/03/2021 13h17 - Atualizado há cerca de 3 anos

Nesta segunda-feira (8), um homem de 53 anos, que atuava como pai de santo, foi preso preventivamente acusado de estupro e aborto, no município de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais.

Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o mandado judicial foi cumprido no âmbito da operação Resguardo, considerada a maior ação de combate a crimes de violência contra a mulher no Brasil, que teve participação da PCM. O trabalho investigativo identificou, até o momento, cinco mulheres vítimas, com idades entre 28 e 56 anos.

 

Homem foi preso pela  PC na cidade de Divinópolis. Foto: divulgação/PCMG

 

Conforme divulgado pela Polícia Civil, as investigações tiveram início em março de 2020, quando a PCMG recebeu uma denúncia de que um líder espiritual teria praticado diversos abusos sexuais contra várias mulheres e adolescentes. Conforme apurado, durante as sessões, o pai de santo se valia da sua posição de sacerdote espiritual para abusar das vítimas, que o procuravam buscando auxílio para cura de doenças físicas e emocionais.

De acordo com a delegada Maria Gorete Rios, que atua nas investigações, o homem ministrava chás e, durante os atendimentos, abusava das mulheres.

“Segundo relato das vítimas, o líder espiritual ministrava chás e sabonetes de ervas com a promessa de cura. O homem então começava a acariciar o corpo delas, sob o argumento de estar fazendo o ato em nome de espíritos”.

A delegada ainda revelou que existe fortes indícios de que o investigado teria praticado aborto em uma das vítimas sem o consentimento dela e, em outra circunstância, transmitido DST a outra, à época, adolescente.

Ainda segundo os relatos da Polícia Civil, algumas vítimas ainda relataram ter sofrido ameaças por parte do suspeito, quando decidiam parar de frequentar o centro e o denunciar. A partir das apurações, a PCMG reuniu as provas e representou pelo mandado de prisão preventiva do suspeito, que foi detido quando saía da residência dele, no bairro Floresta. O investigado, que nega os crimes, foi encaminhado ao sistema prisional, onde se encontra à disposição da Justiça.

Ao todo, três inquéritos foram concluídos e remetidos à Justiça, com indiciamento do investigado pelos crimes de estupro e aborto. Além disso, um quarto inquérito está em andamento e apura a paternidade do filho de uma das vítimas, o qual supostamente seria do investigado.


Operação de combate de agressões às mulheres

Nessa segunda-feira (8), a Polícia Civil iniciou no Brasil a operação Resguardo, uma ação que será feita em todo país contra agressores de mulheres.

Só no Rio de Janeiro foram 25 prisões até o momento, por estupro, não pagamento de fianças e agressões. Ainda há cerca de 73 mandados de prisão para serem cumpridos no estado.

Além do Rio, outras regiões do país estão tendo mandados de prisão sendo cumpridos, como é o caso de Paraná, Bahia e Sergipe. Desde o início deste ano já foram quase 8.300 pessoas presas pela força-tarefa nacional e 51 mil medidas protetivas.

 

Minas Gerais

Em setembro do ano passado, a Polícia Civil de Minas Gerais fez um levantamento, onde mostra que só no ano de 2020, 82.250 mulheres foram vítimas de violência doméstica no estado.

Já entre 2018 e 2020, foram 252.373 vítimas de violência doméstica e familiar. De janeiro de 2018 a julho de 2020, 1.011 mulheres foram vítimas de feminicídio.
 

Destaques