Como se preparar para entrevistas em vídeo, tendência na quarentena

Startup de recrutamento e seleção explica maneiras de como participar de uma entrevista em casa e conseguir um novo emprego

Por Plox

09/12/2020 13h05 - Atualizado há cerca de 1 mês

Nos últimos meses, participar de processos seletivos online e entrevistas por vídeo tornou-se comum. Porém, mesmo que a seleção aconteça em casa, de maneira remota, é fundamental estar preparado e checar que tudo corra de forma segura.

Pensando nisso e com o objetivo de orientar candidatos a terem uma boa performance durante a entrevista, Ronaldo Bahia, CEO e fundador da JobConvo ( https://www.jobconvo.com/pt-br/ ) - startup de recrutamento, seleção e admissão digital, por meio de inteligência artificial - dá cinco dicas de como se portar durante uma entrevista por vídeo.

dicas entrevista de vídeo casa quarentena

Conectividade e Ambiente
Antes de começar a entrevista, é importante testar a conexão de internet e a câmera do computador. Um dos principais problemas que acontece em entrevistas online são técnicos - desde o sinal da internet à câmera do computador do candidato apresentam falhas de sinal.

Procure um ambiente confortável, quieto e com boa iluminação e sinal de internet, que não desvie a sua concentração e nem a do entrevistador. Lugares com ruídos de barulhos tiram a atenção do recrutador e candidato, além de atrapalhar o andamento da conversa e entendimento do entrevistador sobre as respostas dadas.

Pontualidade
Um dos erros mais comuns que acontece é em relação à pontualidade na entrevista e isso causa uma má impressão sobre o candidato. Ficar online, cinco minutos antes de iniciar a entrevista ajuda a se preparar para o bate-papo e evitar possíveis imprevistos.

Conheça a empresa
Estudar sobre a empresa e elaborar perguntas para o recrutador, independente se a entrevista é online ou presencial, é fundamental e causa boa impressão.

Ao se candidatar para uma posição em uma empresa, pesquise sobre valores e cultura, mercado de atuação, concorrentes, etc. Este é um momento importante para tirar dúvidas, porque o candidato também está avaliando se esse é a melhor empresa para trabalhar. Atitudes assim demonstram o interesse do candidato sobre a empresa e a vaga desejada.

Objetividade e respeito ao recrutador
Ser claro e objetivo nas respostas, respeitar o tempo de fala do recrutador, sem interrompê-lo, para depois o candidato colocar seus pontos às perguntas realizadas é importante e causam boa impressão.

Vestimenta
Mesmo que o processo acontece em casa, é importante nos arrumarmos para receber uma ligação online. É importante pensar como se estivesse indo para a empresa fazer a entrevista, como você iria vestir-se? Vista-se para impressionar!

Tenha papel, caneta e água por perto
Dessa forma, não será necessário pedir licença durante a conversa.

Redobre os cuidados com a comunicação
Durante a conversa online, podem ocorrer problemas de delay e entendimento. Sendo assim, espere sempre o entrevistador acabar de falar para você iniciar a sua fala. Dialogue com clareza e tranquilidade, tomando cuidado com a dicção.

Olhe sempre para a câmera
Na vídeo chamada, o tão importante "olhos nos olhos" de uma entrevista presencial é substituído pelo olhar diretamente para a webcam, tentando manter o objetivo de criar uma sintonia com o recrutador.

Prepare o conteúdo da conversa
Esteja preparado para contar sua história e construa seu discurso de forma a evidenciar tanto suas competências técnicas quanto comportamentais, comunicando seus diferenciais e demonstrando estar preparado para o desafio proposto pela vaga. No entanto, é importante manter a objetividade durante o diálogo - o que já é importante na entrevista presencial e torna-se imprescindível na vídeo chamada.

Fonte: https://empreendaexito.ig.com.br/2020-12-07/cinco-dicas-para-se-sair-bem-em-entrevistas-por-video-em-casa.html
PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021